CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

sábado, 9 de junho de 2012

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


A língua incorrupta de Santo Antônio de Pádua A Festa da Transladação de Santo Antônio, conhecida também como Festa da Língua incorrupta de Santo Antônio de Pádua, é celebrada no próximo domingo 17 de fevereiro. Esta é a segunda festa antoniana em importância depois da solenidade de 13 de junho e recorda a descoberta da língua incorrupta de Antônio há mais de 750 anos.

Quando exumaram o corpo de Santo Antônio, os habitantes de Pádua descobriram a sua língua incorrupta. Desde então, o órgão repousa em um relicário especial, de onde recebe a veneração de inúmeros devotos e peregrinos até hoje.
 
A língua incorrupta de Santo Antônio de Pádua



A Festa da Transladação de Santo Antônio, conhecida também como Festa da Língua incorrupta de Santo Antônio de Pádua, é celebrada no próximo domingo 17 de fevereiro. Esta é a segunda festa antoniana em importância depois da solenidade de 13 de junho e recorda a descoberta da língua incorrupta de Antônio há mais de 750 anos. 

Quando exumaram o corpo de Santo Antônio, os habitantes de Pádua descobriram a sua língua incorrupta. Desde então, o órgão repousa em um relicário especial, de onde recebe a veneração de inúmeros devotos e peregrinos até hoje.

Embora tenha nascido na cidade de Lisboa, em Portugal, Santo Antônio é normalmente referido com o nome do local em que morreu, a cidade de Pádua (Padova), na região nordeste da Itália. A sua morte se deu a 13 de junho de 1231, quando o santo contava com apenas 36 anos de idade.

A língua do santo que tinha proclamado com tanta eloquência a Palavra de Deus foi encontrada perfeitamente intacta.

Foi tão grande o luto que se mostrou por ocasião de seu falecimento, e tantos os milagres realizados, que o processo eclesiástico para verificar a sua santidade não chegou a durar sequer um ano: Santo Antônio de Pádua foi canonizado em 1232, por Gregório IX, o mesmo papa que o vira pregar e que lhe tinha dado o epíteto de "Arca do Testamento", pelo conhecimento notável que exibia das Sagradas Escrituras. "Se permitíssemos privar da devoção humana por mais tempo aquele que foi glorificado pelo Senhor, pareceria que de algum modo lhe tirávamos a honra e a glória que lhe eram devidas" [1], disse na ocasião o sucessor de São Pedro.
Nesse mesmo ano, os confrades do santo, ajudados pelos moradores de Pádua, começaram a erigir uma basílica em sua honra. Em 1263, seu corpo foi transferido para o lugar, na presença de São Boaventura, então superior dos franciscanos. Quando o sarcófago foi aberto, a língua do santo que tinha proclamado com tanta eloquência a Palavra de Deus foi encontrada perfeitamente intacta:

    "Nessa altura, uma personalidade tão venerável como o senhor Boaventura [...] com todo o respeito pegou na língua do Santo em suas mãos, e comovido até às lágrimas, na presença de todos os circunstantes, dirigiu-se a essa relíquia com toda a devoção nestes termos: 'Ó língua bendita, que sempre glorificaste o Senhor e levaste os outros a glorificá-lo, agora nos é permitido avaliar como foram grandes os teus méritos perante Deus!' E beijando-a com ternura e piedade, determinou que fosse conservada à parte, com todas as honras, como era justo e conveniente." [2]

A língua do grande pregador foi então colocada em um relicário dourado, de onde até os dias de hoje recebe a veneração de inúmeros devotos e peregrinos.  
O corpo de Santo Antônio foi exumado ainda duas outras vezes: em 1350, quando o seu queixo e vários de seus ossos foram colocados em relicários próprios; e há poucos anos, em 1981, por ordem do Papa São João Paulo II, quando se descobriram incorruptas também as suas cordas vocais.

Mesmo reunindo em um só lugar uma multidão de 30 mil pessoas, "nem sequer se ouvia um sinal de clamor ou murmúrio" enquanto Santo Antônio falava.

A incorrupção dessas duas partes de seu corpo não deixa dúvidas sobre qual era a maior virtude de Santo Antônio: a da pregação. "Esta virtude era nele tão resplandecente que não havia olhos que não a vissem" [3], diz um de seus biógrafos. Tantas almas levaram a Deus aquela língua e aquelas cordas vocais que, certa Quaresma, que ele tinha decidido dedicar "à pregação quotidiana e ao confessionário" [4], "quando refazia com o benefício do sono os seus membros fatigados, atreveu-se o diabo a apertar com violência a garganta do homem de Deus e, depois de a apertar, tentou sufocá-lo" — uma clara amostra do perigo que o demônio vislumbrava no uso de sua voz. Antônio, por sua vez, "depois de invocar o nome da gloriosa Virgem, imprimiu na fronte o sinal da santa cruz e, afugentado o inimigo do gênero humano, imediatamente experimentou alívio" [5].
 
É isto o que se pode dizer, em resumo, da língua de Santo Antônio de Pádua: que operou milagres muito maiores que todos os outros que ele fez, seja em vida, seja depois de sua morte. Antônio, por certo, não pode ser tido como um santo "discreto": foi ele um verdadeiro taumaturgo, a ponto de haver nos livros relacionados à sua vida uma obra dedicada tão somente à narração de seus milagres. Mesmo assim, foram a sua língua e as suas cordas vocais, entre todos os membros de seu corpo, que experimentaram a incorrupção.
ver mais no link:
https://www.devocaoefeblog.com.br/2019/02/a-lingua-incorrupta-de-santo-antonio-de.html

 

Relíquia de Santo Antônio: da Basílica de Pádua para veneração em paróquia do Mato Grosso

A Igreja de Santo Antônio, a primeira da cidade de Sinop/MT, já conserva uma relíquia de primeiro grau proveniente da Basílica de Pádua, na Itália. Em reportagem especial, vamos conhecer a história de persistência e fé de uma artista plástica local que fez a solicitação para que uma parte do corpo do santo fosse preservada para veneração no templo que ela mesma projetou em honra ao padroeiro da cidade.

Andressa Collet - Vatican News

Ouça a reportagem especial e compartilhe

Esta história é de agradecimento à intercessão de Santo Antônio, já que foi “um presente atrás do outro”, conta emocionada a artista plástica Mari Bueno. A mesma história congrega o presente também recebido pelos devotos em Mato Grosso que, através da Paróquia da Igreja de Santo Antônio na cidade de Sinop, podem venerar uma relíquia do santo, proveniente da própria Basílica de Pádua, na Itália.

A relíquia ‘ex massa corporis’ de Santo Antônio (‘do corpo de Santo Antônio’)
A relíquia ‘ex massa corporis’ de Santo Antônio (‘do corpo de Santo Antônio’)

Como a relíquia chegou ao Brasil

O processo de solicitação começou ainda em 2015 e foi marcado pela persistência de uma artista plástica local, Mari Bueno, especialista em Mariologia, Arte Sacra e Espaço Litúrgico. De fato, o primeiro templo católico de Sinop, em homenagem a Santo Antônio, criado em 1976, foi reconstruído por idealização da artista depois de ser contemplado por projeto da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.

Mari Bueno, além de ser devota do santo, também foi “presenteada por Deus” para fazer a pintura da reconstrução facial de Santo Antônio impressa em 3D, num trabalho conjunto de profissionais brasileiros. Hoje, a peça está na Sala do Centro de Estudos Antonianos dentro da própria basílica na Itália, “a mesma igreja onde meu avô, quando criança, ia à missa com os meus bisavós”, conta a artista.

Uma relação estreita de Mari com o santo e a fé que a fez, então, iniciar o processo para ter uma relíquia de Santo Antônio perto de casa, naquela igreja que logo sairia do papel com o seu projeto arquitetônico, litúrgico e de arte sacra. Lá em 2015, quando se preparava para viajar à Itália a trabalho:

“Eu quis fazer esse contato dessa paróquia aqui, com vários imigrantes do Sul que tem descendência italiana, que são católicos, devotos. Peguei tudo que eu tinha de material aqui, da cidade na déc. de 70, material da cidade no ano que eu fui (2015), material da igreja desde o começo, da primeira missa, tudo que eu tinha de histórico e atual. Fui conversar com o bispo que, na época, era dom Gentil Delazari.”

Munida ainda com a carta do bispo local, Mari Bueno viajou à Itália e entregou todo o material ao Pe. Enzo Poiana, na época, reitor da Basílica de Pádua.

Mari Bueno com Pe. Enzo Poiana, na Basílica de Santo Antônio de Pádua, na Itália, em 2015
Mari Bueno com Pe. Enzo Poiana, na Basílica de Santo Antônio de Pádua, na Itália, em 2015

“E ele mesmo falou para mim, sem nem eu falar nada: disse que gostaria muito de ir na inauguração da igreja, faria o possível pra isso e que também gostaria de doar uma relíquia. Ah! Foi uma felicidade enorme! E aí nós ainda tínhamos 2 a 3 anos de acabamento e de construção da igreja. Mas aí, no ano seguinte, vejo matéria sobre ele e, não acreditei, mas ele tinha falecido.”

De férias em 2016, o sacerdote teve um infarto súbito e faleceu aos 56 anos de idade. O processo para conseguir a relíquia continuou mesmo assim, inclusive com a transição dos párocos e dos bispos na cidade de Sinop. “Agora eu só tinha a palavra do Pe. Poiana, não tinha nada escrito. Eu tinha os e-mails, tinha foto com ele, mas eu não tinha nada escrito”, comentou Mari.

A retomada do processo para enviar a relíquia

Com a autorização do novo bispo, o processo seguiu diretamente com o novo reitor da Basílica que recebeu todo o material novamente e assumiu o compromisso do antigo reitor para enviar a relíquia ao Brasil, que chegou à cidade, com atraso, depois da construção e da dedicação da igreja. A relíquia, assim, acabou sendo guardada e, há pouco mais de 30 dias, chegou o Pe. Roberto Gotardo para finalmente concretizar o sonho de Mari Bueno e de milhares de devotos, já que são poucas as igrejas no mundo que conservam uma preciosidade como aquela proveniente da Itália.

A classificação das relíquias

As relíquias são sinais concretos da relação que cada um procura fazer com o santo e podem ser classificadas em níveis, como conta a artista, seguindo uma ordem de maior a menor importância: “de 1º grau corresponde à parte do corpo (tais como ossos, unhas, cabelo, sangue etc.); de 2º grau são objetos de uso pessoal do santo (tais como roupas, cajados, crucifixos etc.); e de 3º grau os objetos que apenas eventualmente tocaram o corpo do santo (lenços, pedaços de pano etc.)”.

Finalmente, a deposição e veneração

Na semana em que a Igreja recorda Santo Antônio, veio o pedido às pressas à artista plástica para fazer um relicário, projetado em formato circular, no mesmo mármore usado nos outros espaços idealizados por Mari Bueno no templo. No dia 13 de junho, então, em respeito às normas sanitárias por causa da pandemia, foi feita a deposição da massa óssea do padroeiro no relicário pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus: 

“Que sejamos cada vez mais movidos pela santidade, que possamos viver também as virtudes de Santo Antônio e que ele seja o nosso grande intercessor na busca pela santidade, que é a vocação para a qual todos fomos chamados. Como nos pede o próprio Cristo Jesus, ‘sede santos como Eu sou santo’.”

O documento, traduzido ao português, proveniente da Itália
O documento, traduzido ao português, proveniente da Itália

Na ocasião, Pe. Roberto Gottardo leu um documento da Província Italiana de Santo Antônio de Pádua dos Franciscanos Menores Conventuais à comunidade. O pároco destacou que o envio da relíquia ‘ex massa corporis’ de Santo Antônio (‘do corpo de Santo Antônio’) é feita para a edificação de todas as pessoas que frequentam a paróquia.

No texto, datado de 2018, o vice-provincial, Pe. Roberto Brandinelli, afirma: “estamos convencidos que Santo Antônio saberá inspirar, confortar e infundir coragem a todos os membros das comunidades cristãs que terão acesso à relíquia. Que o nosso santo interceda por todos, conduzindo-os a um amor incondicional ao Senhor e a um testemunho convincente de vida cristã”.

“Ficou guardada, mas aconteceu tudo na hora certa. Foi muito abençoado, foi uma celebração muito linda, uma paz e uma tranquilidade, e tudo fluiu na semana! Por mais que estava em cima da hora, fluiu tudo certinho. Todo mundo colaborou, foi a união de muita gente, então, deu tudo certo! E essa é a paróquia que eu fiz a minha 1ª comunhão, quando era de madeira ainda, é a paróquia que eu casei e batizei os meus filhos. Então, eu tenho uma história toda envolvida com ela e, graças a Deus, deu certo a vinda da relíquia para cá. A comunidade ficou muito feliz e foi muito bacana toda essa união.”

https://media.vaticannews.va/media/content/dam-archive/vaticannews/multimedia/2020/07/10/Mari-Bueno-3.jpg/_jcr_content/renditions/cq5dam.thumbnail.cropped.750.422.jpeg

Mari-Bueno-2.jpg fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-07/reliquia-santo-antonio-basilica-padua-paroquia-sinop-mato-grosso.html























 
 
Oração e bênção de Santo António


Eis a Cruz do Senhor:

Presenças inimigas fugi!

Venceu o Leão da Tribo Judá,

Filho de David! Aleluia!

(Breve)

O Senhor Jesus Cristo esteja junto de nós, para Nos defender;

Dentro de nós, para nos Conservar;

À frente de Nós, para Nos guiar;

Atrás de nós para nos Guardar;

Sobre Nós para nos Abençoar;

Ele que, com o Pai e o Espírito Santo,

vive e reina por todo o sempre.

Amém


A bênção de Deus, todo Poderoso,

Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre nós

e permaneça para sempre.

Amém
























                    Oração a Santo Antônio de Pádua

Ó admirável e formosíssimo Santo Antônio ! Gloria de Portugal, luz da Itália e de toda a Santa Igreja, apóstolo com todos os predicados e cheio da gloria de Deus, mártir do desejo, virgem puríssimo, vaso ungido de celestial pureza, espelho de perfeita humildade e sabedoria, que com teus admiráveis escritos e doutrina e excelentíssimas virtudes, é o gozo dos coros angélicos, terror dos hereges e dos espíritos infernais que o teu nome temem e tremem, e com seus estupendos milagres e graças é o refugio e consolo de seus devotos. E tanto amavas seu querido Jesus que familiarmente se aconchegava em Seus braços e em Seu sagrado peito, comunicando-te incêndios da Divina Caridade com que buscava com todo seu amor e, maior gloria e bem para o próximo. Hoje dou mil graças por tão singulares excelências com as quais foi adornada tua alma puríssima e me alegro que agora sejas glorificado na pátria celestial em companhia dos nove coros dos anjos. Ó milagroso Santo Antônio! Que por sua virtude este deste a vida temporal e espiritual a tantos mortos, vista a tantos cegos, ouvidos a tantos surdos, pernas aos aleijados, fala aos mudos e saúde aos inúmeros enfermos, converte-nos em teu formoso rosto, para que se retirem dos nossos corações as culpas que são a morte da alma e que possamos ouvir as Divinas aspirações e caminhemos com fervor a cumprir a Divina Vontade e a proferir seu santo nome.
Em especial rogai a Jesus, ó glorioso santo que eu encontre minha alma gêmea, meu amado para sermos felizes e juntos por toda a vida e para que quando velhos e anciãos possamos ainda com vigor e amor louvar este glorioso santo que nos uniu.
Cure os doentes, sossegue o mar, suste a ira do Senhor, redime os encarcerados, a miséria, recupere bens perdidos, encontre os amigos e parentes perdidos, dê saúde aos anciãos, retira o perigo, remedeia os pobres.
Antônio divino e santo, Rogai a Jesus Cristo por nós .
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo,
Amém.







                                                    Santo Antonio - Consagração

 Ó grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua!

 Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã, fizeram de Vós um dos maiores Santos da Igreja. Eu vos suplico tomar sob vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida. Estou persuadido de que nenhum mal poderá atingir-me enquanto estiver sob vossa proteção. Protegei-me e defendei- me: sou um pobre pecador. Recomendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais. Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, console-me nos sofrimentos, livre-me de todo mal e não me deixe sucumbir na tentação. 

Ó Deus poderoso, livrai-me de todo o perigo do corpo e da alma. Auxiliado continuamente por Vós, possa viver cristãmente e santamente morrer. 

Amém.







Oração e bênção de Santo Antônio


Eis a Cruz do Senhor:
Presenças inimigas fugi!
Venceu o Leão da Tribo Judá,
Filho de David! Aleluia!

(Breve)

O Senhor Jesus Cristo esteja junto de nós, para Nos defender;
Dentro de nós, para nos Conservar;
À frente de Nós, para Nos guiar;
Atrás de nós para nos Guardar;
Sobre Nós para nos Abençoar;
Ele que, com o Pai e o Espírito Santo,
vive e reina por todo o sempre.
Amém

A bênção de Deus, todo Poderoso,
Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre nós
e permaneça para sempre.
Amém



Rosário de São Antônio

O Rosário de São Antônio é formado por 39 contas distribuidas em 13 grupos de 3 contas.

Cada grupo de 3 contas se inicia com uma invocação e a continuação se reza um Pai-Nosso na primeira conta, uma Ave-Maria na segunda e um glória na terceira.

Concluidos os 13 grupos de contas, se finaliza o Rosário com a reza do Responsório.

Oração Preparatória.
Pelo sinal da Santa Cruz…

Senhor meu Jesus Cristo...Abri, Senhor meus lábios para bendizer vosso Santo Nome e o de vossa Santíssima Mãe, a bem-aventurada Virgem Maria ao rezar os Treze Pai-Nossos, Ave-Maria e glórias em honra de vosso servo Antônio, cujas virtudes desejo, com vossa graça, copiar na terra, para depois aproveitar de vossa glória no céu. Amém.

Invocações
São Antônio de Pádua, apóstolo pela fé, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, Patriarca pela esperança, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, Serafim pela Caridade, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, que praticasteis a mansidão e a humildade de Jesus, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, anjo pela Castidade, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, prodígio de penitência, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua espelho de obediência, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, mártir pela Paciência, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, querubim pela Oração, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, zelador da justiça, rogai por nós.


Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, exemplo de Temperança, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua, pérola de Pobreza, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

São Antônio de Pádua modelo de Constância, rogai por nós.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Se conclui o Rosário rezando o Responsório e Oração de São Antônio.

Responsório de Santo Antônio
Se buscas milagres, Olhai:

Morte e error desterrados, miséria e demônio fugidos, leprosos e enférmos são.

O mar sossega sua ira, redimem-se encarcerados, membros e bens perdidos recobram novos e achados.

O perigo se retira, os pobres vão remediados;

Quem tem vos socorrido, digam os Páduanos.

O mar sossega sua ira, redimem-se encarcerados, membros e bens perdidos recobram novos e achados.

Glória ao Pai, Glória ao filho, Glória ao Espírito Santo.

Rogai a Cristo por nós, Antônio divino e santo, para que dignos assim de suas promessas.

Oração final.
Fazei, Oh! Senhor, que a intercessão de vosso confessor São Antônio, cheia de alegria a vossa Igreja, para que sempre seja protegida com os auxílios espirituais e mereça alcançar as eternas alegrias.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Novena de São Antônio I

Rezar durante nove dias seguidos

Santo Antônio obtende-me da misericórdia de Deus esta graça que desejo...

(mencione o favor que deseja).

Como vós sois tão bondoso com os pobres pecadores, não olhes minha falta de virtude antes bem considera a Gloria de Deus que será uma vez mais ensaltada por vós ao conceder me o pedido que eu agora encarecidamente faço.

Glorioso Santo Antônio dos milagres, pai dos pobres e ajuda dos aflitos, te peço ajuda.

Tem vindo a mim seu auxílio com tão amável e me tem aliviado tão generosamente que me sinto agradecido de coração.

Aceitai esta oferta de minha devoção e amor.

Renovo a séria promessa de viver sempre amando a Deus e ao próximo.

Continuai defendendo me benignamente com tua proteção e obtende-me a graça de poder um dia entrar no Reino dos Céus, onde cantarai enternamente as misericórdias do Senhor. Amém.

Rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um glória

Santo Antônio, rogai por nós.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

Amém

 

 

Novena de Santo Antônio de Pádua II

Oração inicial para todo os dias
Amadíssimo Protetor meu, Santo Antônio!
Eis me aqui, a teus pés, plenamente confiando em vossa poderosa intercessão.
olhai-me com aquele espírito de doce e terna compaixão com que olhavas aos pobres.
Pobre sou eu, Santo meu!
Me vejo cheio de misérias.
A vida para mim é continua luta.
Pão de felicidade, de alegria, de saúde e, de paz, de virtude... quanto me faz falta a tua amorosa proteção !
Ouvi-me, vos peço humildemente, para que vosso nome de Taumaturgo seja novamente glorificado.
Creio em vosso poder, em vossa bondade, amo vosso coração de pai e bendigo a nosso Senhor, que te fez grande na terra e no céu. Amém.
Oh! Astro de Espanha, pérola de pobreza, Antônio, pai da ciência, exemplo de pureza, luz da Itália, Doutor da verdade, Sol de Pádua resplandecente em sinais de claridade. Amém.
V.Rogai por nós, Antônio beatíssimo.
R. Para que por tua intercessão alcancemos as alegrias da vida eterna.
Oração:
Alegre, Senhor, a vossa Igreja a devota e humilde oração do glorioso Santo Antônio, vosso servo;
Para que sejamos sempre socorridos nesta vida com os auxílios da graça e mereçamos conseguir depois as alegrias eternas da glória;
Por nosso Senhor Jesus Cristo, que com Vós e o Espírito Santo vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém.
Primeiro Dia
A admirável fé de Santo Antônio.

A vida do Santo Taumaturgo é uma continua pregação da fé cristã.

Por ela, muito jovem, ansiava derramar seu Sangue a vista dos mártires franciscanos de Marrocos.

Por ela se entrega completamente a Deus em vida santa e perfeitíssima de evangelização que foi pasmo do mundo, rica em talentos e maravilhas...

Que vida de fé é a minha?

Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.


Segundo Dia


A esperança de Santo Antônio.

Amou vivamente o Santo esta virtude.

Uma vida de sacrifícios, em luta constante contra o inferno, o mundo e as paixões, seria impossível sem uma grande esperança, tinha uma grande confiança na bondade divina, na paternal Providência de Deus e na ajuda constante de sua graça...

Por isso o Santo jamais desvaneceu em sua vida de incessante e penoso esforço.

Contava com Deus!

Humilhemo-nos e contemos, não com nossas forças, mas sim com as divinas, esperando em Deus.

Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.

Terceiro Dia
Caridade divina de Santo Antônio.

Dedicou Santo Antônio ao Serafim de Assis, São Francisco, um particular amor.

Não ignorava, sem dúvida, que, como bom filho seu, era outro Serafim de caridade.

Quem poderá adivinhar a ternura de seu amor a Jesus?

Aquela cena em que o Menino Deus se recreava nos braços do Santo pode servir para fazer-nos adivinhar seus êxtases, suas ternuras seráficas...

Que exemplo para mim, frio miserável, pobre pecador.

Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.

Quarto Dia
 

Caridade fraternal de Santo Antônio.Eis me aqui um Santo cuja vida foi um holocausto de amor aos homens.

Pode dizer que toda ela não foi senão uma carícia aos pobres pecadores, aos tristes enfermos, aos atormentados pelas negruras da miséria... e tanto prazer devia encontrar o Santo neste amor fraterno a seus semelhantes, que nem a morte o interrompeu...
Hoje, como em vida, segue prodigiando-nos com as mesmas carícias.. que seu exemplo me mova a compaixão dos desgraçados!
Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.

Quinto Dia
Pureza de Santo Antônio.



Não é em vão que leva o Santo em suas mãos um lírio ...

Foi uma açucena da Igreja.

O demônio quis manchar com sua baba imunda, mas o Santo a guardou como um tesouro;

A defendeu com um cinto austero e impenetrável de cilícios, vigílias, disciplinas, orações, trabalhos...

Que fazemos nós para guardar a pureza de nosso corpo e da alma?...

Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.

Sexto Dia

Humildade de Santo Antônio.Também neste Santo, e por maneira singular e maravilhosa, se cumpriu o dito de Jesus Cristo:

"O que se humilha será exaltado".
Se ocultou como uma violeta; buscou o retiro, o silêncio e, dotado de altíssima sabedoria, a teve oculta e somente a obediência pode abrir com sua chave de ouro aqueles talentos poderosos que fizeram de Santo Antônio Arca do Testamento…


De quantos bens nos priva nossa soberba!
Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.


Sétimo Dia

Pobreza de Santo Antônio.
Nascido em dourada cama, ante os sorrisos e riquezas do mundo, Santo Antônio abraça a pobre Ordem Franciscana...

Se torna filho daquele desposado com a dama Pobreza, São Francisco, e, como ele, a segue por abrolhos e espinhos, privações e sofrimentos, contente com suas dolorosas e doces carícias ...

Seu desapego do mundo, o fez rico em bens celestiais...

Trocou o ouro da terra pelo ouro inestimável do amor divino..

Desapeguemo-nos dos bens terrenos, se verdadeiramente queremos salvar-nos...

Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.



Oitavo Dia
Obediência de Santo Antônio.


A obediência é a morte da própria vontade, e quando o homem mata esta, tem matado o seu maior inimigo.

A vontade divina, manifestada pelos legítimos Superiores, faz então maravilhas nas almas.

Santo Antônio foi obedientíssimo.

O foi tanto, que a um ato seu de obediência, passava por um ignorante, mas devemos saber que era este um novo Doutor das gentes...

Obedece, humilha vosso amor próprio:

Deus te exaltará!

Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.

Nono Dia
Santo Antônio, protetor dos que sofrem.

Todo sofrimento, em qualquer de suas manifestações, a dor do pecado, a perda da saúde e, a escassez de recursos, as injustas perseguições, a ausência de paz, as grandes preocupações, as grandes tristezas…, quanto pode atormentar a alma...,

Tudo foi motivo de compaixão para o Santo, foi matéria de milagres seus, foi motivo de sua misericórdia...

O que se ocultou ou oculta a sua coração compassivo?

Acudamos, pois, a ele com vivíssima confiança.

Três Glórias à santíssima Trindade, recitar o responsório e a oração final.






                                           CINCO MINUTOS COM SANTO ANTONIO

Há quanto tempo te esperava, ó alma devota, pois conheço as graças de que necessitas e queres que eu peça ao Senhor. Estou disposto a fazer tudo por ti;mas, dize-me uma a uma todas as tuas necessidades, pois desejo ser o intermediário entre a tua alma e Deus com o fim de suavizar os teus males. Sinto a aflição no teu coração e quero unir-me a tuas amarguras.
desejas o meu auxílio no teu negócio...,queres a minha proteção para restituir a paz na tua família...,tens desejo de conseguir algum emprego...,queres ajudar alguns pobres...,alguma pessoa necessitada...,desejas que cesse alguma tribulação...,queres a tua saúde ou a de alguém que muito estimas? Coragem, que tudo obterás. Agradam-se também as almas sinceras que tomam sobre si as dores alheias, como se fossem próprias. Mas, eu bem vejo como desejas aquela graça que há tanto tempo me pedes. Tem fé que não tardará a hora em que hás de obtê-la. Uma coisa, porém desejo de ti. Quero que sejas mais assíduo ao Santíssimo Sacramento; mais devoto para com a Nossa Mãe, Maria Santíssima; quero que propagues a minha devoção, e ajudes a meus pobres. Oh! Quanto isso me agrada ao coração! Não sei negar nenhuma graça àqueles que socorrem os outros por meu amor, e bem sabes quantos favores são obtidos por esse meio.
Quantos, com viva fé, tem recorrido a mim com o pão dos pobres na mão e são os que foram agraciados! Invocam-me para ter êxito feliz em um negócio, para achar um objeto perdido, para obter a saúde de uma pessoa enferma, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus, e eu, por amor aos meus pobres, obtenho de Deus tudo o que me pedem e ainda muito mais.
Temes que eu não faça outro tanto por ti? Não penses nisso, porque prezo muito prerrogativas concedidas por Deus de ser "O Santo dos Milagres".
Muitos outros, como tu, tem precisado de mim e temeram pedir-me, pensando que me importunavam.
Leio tudo no fundo do coração e a tudo darei remédio; hei de obter as graças; não temas. 

fonte:orkut







Responsório de Santo Antonio

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antonio;
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram.
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte;
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Recupera-se o perdido...

Rogai por nós Santo Antônio.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS: Ó Deus, nós vos suplicamos que a intercessão votiva de Vosso glorioso Confessor e Doutor Santo Antônio alegre a Vossa igreja, para que, fortalecida com espirituais auxílios, mereça alcançar a glória eterna. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém. 
Lembrai-vos, glorioso Santo Antonio, amigo do Menino Jesus,
filho querido de Maria Imaculada, de que nunca se ouviu dizer
que alguém daqueles que têm recorrido a vós e implorado a
vossa proteção tenha sido por vós abandonado.

Animado de igual confiança, venho a vós, fiel consolador e
amparador dos aflitos. Gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés e, pecador como sou, ouso a me
apresentar diante de vós. Não rejeiteis, pois, a minha súplica.
(Fazer o pedido), vós que sois tão poderoso junto ao Sagrado
Coração de Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos a
atendê-la.

Amém.

(Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o sinal da cruz.)



















PENSAMENTOS DE SANTO ANTÔNIO

13. Acredita o estulto no conselho da raposa, fiado em que o bem transitório e mutável seja verdadeiro e duradouro.

14. Não poderás levar os fardos de outrem, se não depuseres primeiro os teus. Alivia-te primeiro dos teus, e poderás levar os fardos de outrem.


15. O que o Senhor faz em nós com a nossa cooperação é maior do que tudo o que faz sem nós.


16. Assim como o vento que entra pela boca aberta não mata a sede, mas aumenta-a mais, o mesmo sucede com a vaidade da dignidade.


17. Assim como a flor, quando espalha o odor, não se corrompe, também o verdadeiramente humilde não se eleva quando louvado pelo perfume da sua vida de bondade.


18. A mentira reside na língua, o roubo na mão, as extorsões no coração.


19. Aquele que segue a outro no caminho, não olha para si, mas para aquele a quem constituiu guia da sua vida.


20. Antes de entrar um raio de sol em casa, não aparece dentro, no ar, o pó; se, porém, entrar um raio de sol, parece cheia de pó.


21. Todo enfermo diz: Amarga é a poção para os que a bebem, mas quando se afastar a enfermidade, então se gloriará.


22. O insensato, como um asno, ouve somente o som da palavra divina, mas o sábio percebe-lhe a força e leva-a ao coração.


23. Dizem que o filho da cegonha ama tanto o pai que, ao vê-lo envelhecer, sustenta-o e alimenta-o. Isso faz por instinto. Também nós devemos sustentar o nosso Pai nos seus membros débeis e doentes e alimentá-los nos pobres e necessitados.


24. A soberba, para não ser desprezada, procura encobrir-se na preciosa humildade.


25. Usa mais vezes os ouvidos do que a língua.


26. O hipócrita se assemelha ao pavão: ao ser provocado pelas crianças,

mostra o esplendor das suas penas e, quando faz rodar a cauda, descobre torpemente o traseiro.


Pensamentos extraídos do livro "Ensinamentos e Admoestações", da Editora Vozes; e "Obras Completas de Santo Antônio de Lisboa", Editorial Restauração, Lisboa. (fonte-google)

Oração a Santo Antonio

A vós, Antônio, cheio de amor a Deus e aos homens que tiveste a sorte de estreitar entre teus braços ao Menino-Deus, a ti cheio de confiança, recorro na presente tribulação que me acompanha………….
Te peço também por meus irmãos mais necessitados, pelos que sofrem , pelos oprimidos, pelos marginalizados, pelos que hoje mais necessitem de tua proteção.
Fazei que nos amemos todos como irmãos, que no mundo haja amor e não ódios. Ajudai-nos a viver a mensagem de Cristo.
Vós, em presença do Senhor Jesus, não cesses de interceder a Ele, com Ele, por Ele, a favor nosso ante o Pai. Amém.

Oração eficaz a Santo Antônio

Lembrai-vos, oh! glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus e filho querido de Maria Imaculada, que nunca se ouviu dizer que alguns daqueles que têm recorrido a vós a implorado a vossa proteção, tenha sido abandonado.
Animado de igual confiança, venho a vós, oh! fiel consolador dos aflitos!
Gemendo sob o peso dos meus pecados, prostro-me a vossos pés, e, pecador como sou, ouso aparecer diante de vós.
Não rejeiteis, pois, a minha súplica, vós, tão poderoso junto do Coração de Jesus, mas escutai-a favoravelmente, e dignai-vos atendê-la.
Assim seja.

Oração a Santo Antônio pelos pobres

Altíssimo e Sapientíssimo Senhor do mundo, dos céus e da terra, que tudo conheces e tudo governas suave e fortemente;
Excelentíssimo Criador de céus e terra, que mostras a grandeza de teu poder nas coisas grandes e a perfeição de teu governo nas coisas pequenas;
Vigilantíssimo Governador do universo, sem cuja permissão não cai nem um cabelo de nossas cabeças, nem uma folha de nossas árvores; bondosíssimo Dono, que vestes de esplendidas roupas as ervas do campo e dais de comer as aves do céu;
Amantíssimo pai, que para que os ricos deêm seu pão aos pobres, vos estimulas com tuas palavras, vos ameaças com tuas inimizades e lhes premias suas caridades com inumeráveis favores:
Vos suplicamos que atendas aos rogos que vos dirigimos por meio de teu servo Santo Antônio, para que tenhas providencia conosco para nosso bem, nos concedas todas as graças temporais que nos convenham e, sobre tudo ordeneis nossa vida, conforme a toda caridade contigo e com teus pobres, para salvação e santificação de nossas almas.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Oração diária para os devotos

Te saúdo Santo Antônio e me regozijo nos favores que nosso Senhor livremente vos tem outorgado.
Te recordo em especial teu momento de alegria quando o Divino Menino Jesus aceitou abraçar-te com ternura.
Oh, que grande felicidade e alegria encheria teu coração nessa ocasião!
Por esta especial prerrogativa e pela alegria de tua beatifica visão, que agora lhe tens ao vê-lo frente a frente, rogo, suplico e imploro.
Oh! querido Santo Antônio, que me ajudes em minhas aflições, problemas e ansiedades, particularmente referente a (aqui mencionar o problema, ou o pedido).
Oh, deixai que teu coração se comova para interceder por mim, para escutar e responder-me.
Diga ao Senhor dos desejos e necessidades de teu devoto (a).
Uma palavra, um olhar de teu coração que tanto ama o Menino Jesus, coroaria de êxito e me encheria de alegria e de gratidão. Amém.
Santo Antônio a quem o menino Jesus amo e honrou, concedei o que te peço.
Santo Antônio, poderoso em palavra e ação, concedei o que te peço.
Santo Antônio, sempre disposto a ajudar aos que vos invocam, concedei meu pedido. Amém.
Rogai por nós Santo Antônio.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração:

Oh! Deus, que vos dignaste escolher a Santo Antônio como modelo de todas as virtudes para a bênção de toda a humanidade, e tens convertido a muitas almas através de seus sermões e bom exemplo, concedei que por seus méritos e intercessão possa verdadeiramente converter-me, renunciar ao pecado e a todo desejo de pecar, e fazer-me cada vez mais e mais do vosso agrado pela pratica da verdadeira virtude.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Oração a Santo Antônio, oferecendo esmola para o pão dos pobres

Oh, admirável Santo Antônio! glorioso pelos grandes milagres realizados, que merecestes ter nos braços ao menino Jesus, obtende-me de sua bondade a graça que ardentemente desejo.
Vós que fostes tão misericordioso com os pecadores, não olheis meus pecados, mas sim a glória de Deus, que será uma vez mais exaltada por vós e a salvação de minha alma, unida a suplica que agora solicito com tanto fervor.

(Se pede o favor).
Seja para vós como uma prenda de minha gratidão a promessa de uma vida mais conforme aos ensinamentos do Evangelho e consagrarei-me ao alivio dos pobres de vós tão amados.
Abençoai minha promessa e alcançai-me a perseverança até a morte. Assim seja.

 
Oração a Santo Antônio

Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada, de que, nunca se ouviu dizer que alguém daqueles que tem socorrido a vós e implorado a vossa proteção, tenha sido abandonado. Animado de igual confiança, venho a vós fiel consolador e amparador

 

Um comentário:

  1. Como sempre ,tudo que vc faz é lindíssimo!!!!!Santo Antonio, santo tão querido por todos ,nos faz voltar ao tempo....O teu blog está lindo.Que Santo Antonio ,te abençoe e ilumine sempre...Reze ´por mim...

    ResponderExcluir