CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE





Alguns deles são considerados milagres

Todo ano, no dia 12 de dezembro, celebramos o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Desde a sua aparição, em 1531, a história do indígena Juan Diego e sua ‘tilma’ é cercada de mistérios.

Mas hoje, quero falar sobre alguns fatos impressionantes sobre a aparição da Padroeira das Américas. Alguns destes fatos são considerados milagres, pois são fenômenos inexplicáveis do ponto de vista da ciência e ainda que intrigam estudiosos do mundo todo.

1- As batidas do coração de Jesus

Após a aparição da imagem de nossa senhora de Guadalupe na ‘tilma’, ou seja, no manto de Juan Diego, inúmeros especialistas, de diversas áreas de atuação, foram chamados para realizarem uma primeira análise sobre esse fato inacreditável. Em uma destas análises, foi constatado que as dimensões do corpo da imagem eram as mesmas de uma gestante que estaria prestes a dar à luz. Um médico, que participava desta equipe de estudiosos, colocou um estetoscópio na imagem de Nossa Senhora e ouviu batimentos cardíacos, com aproximadamente 115 pulsações por minuto, o que é muito comum para bebês que ainda estão no ventre de sua mãe.

2- Refração de cores e luminosidade

O rosto, as mãos e a túnica presentes na ‘tilma’ modificam-se dependendo da posição da luz, algo que é comum avistarmos nas penas de alguns pássaros ou nas asas de borboletas. Mas, segundo diversos especialistas, esta técnica é impossível de ser reproduzida por humanos.

3 – A imagem não foi pintada

Até hoje, não foi identificado nenhum sinal de pintura no tecido. Mesmo com inúmeros estudos feitos na ‘tilma’, não foi possível descobrir a origem das cores que formam a imagem e nem de que forma que ela foi pintada. Não se encontrou nenhum sinal de pinceladas ou outras técnicas conhecidas. O químico alemão Richard Kuhn, vencedor do Nobel de Química de 1938 e 1949, extraiu duas fibras do manto e sua conclusão sobre estas amostras é que não possuem nenhum tipo corantes animais, vegetais, minerais ou corante sintético conhecido em 1531.

Em 1979, o biofísico Phillip Serna Callahan, junto com especialistas da Nasa, analisou a imagem para verificar se não realmente não era uma pintura ou até mesmo uma fotografia sob o tecido. Após mais de 40 fotografias infravermelhas, constatou-se que a imagem realmente não é uma pintura e nem mesmo uma fotografia e que, na verdade, a imagem se encontra 3 décimos de milímetros distante da ‘tilma’, algo inexplicável para toda a equipe.

4 – Durabilidade do manto

A imagem está em uma ‘tilma’, como já falei anteriormente. Uma ‘tilma’ é um conjunto de fibras de um cacto chamado maguey, que dura no máximo 20 anos. Para comprovar essa durabilidade, fez-se uma réplica, com as mesmas condições da ‘tilma’, que durou o tempo já estimado, enquanto o manto com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe já dura mais de 500 anos.

5 – Os olhos de Nossa Senhora

Nos olhos da imagem de Nossa Senhora, que tem uma superfície de apenas 8 milímetros de diâmetro, foram encontradas 13 figuras. O cientista José Aste Tonsmann, Engenheiro de Sistemas da Universidade de Cornell e especialista da IBM no processamento digital de imagens, diz que essas imagens não podem ter sido feitas por um ser humano. 

Quando ampliada, a imagem dos olhos de nossa senhora mostra as figuras, incluindo um índio sentado com a pernas cruzadas; o bispo; um outro espanhol, que, como se sabe, servia de intérprete para o bispo; uma mulher negra, chamada maria, que trabalhava na sede episcopal; uma família com seis pessoas, entre elas crianças; o próprio índio Juan Diego com a ‘tilma’ esticada contendo a imagem e para onde estão voltados os olhares dos demais.

6 – Resistência química

A ‘tilma’ com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe já resistiu ao contato com dois ácidos: o ácido nítrico e ácido muriático. O primeiro foi derramado em 1785, por um trabalhador que acidentalmente derramou o ácido nítrico sob o manto, o que deveria ter corroído o tecido, mas ele permaneceu intacto. O contato com o segundo ácido aconteceu em 1791, quando foi derrubado ácido muriático ao lado superior da ‘tilma’. Mesmo afetado e sem receber nenhum tipo de tratamento, o tecido conseguiu se reconstituir em menos de 30 dias.

7 – O manto sobreviveu a uma bomba

Em 1921, uma bomba foi colocada próxima ao manto. Com a explosão, todos os vidros do local explodiram, exceto o vidro que protege a ‘tilma’, mantendo-a intacta.

8 – Céu do México

As estrelas presentes no manto da Virgem Maria representam a exata configuração e a posição em que se apresentava o céu do México no dia 12 de dezembro de 1531.

Desde 1531, as aparições de Maria deixaram profundas marcas na história, na alma e no coração dos fiéis. As impressionantes provas da aparição de Nossa Senhora ao índio Juan Diego até hoje surpreendem a todos até hoje.

 crédito - fonte: https://pt.aleteia.org/2021/12/07/8-fatos-impressionantes-sobre-a-aparicao-de-nossa-senhora-de-guadalupe/ 

 Nossa Senhora de Guadalupe_01



As nações indígenas da América (maias, astecas e outros) se comunicavam com imagens e sinais codificados que unificaram suas línguas.

O Ayate (Tilma de Juan Diego) – Foi fabricado de “Ixtle” – fibra de maguey, e mede 1,68 x 1.05 e sua textura aberta é a mais inadequada para uma pintura. Além disso a sagrada imagem esteve sem proteção de um vidro por mais de 116 anos; são poucas as deteriorizações que sofreu. Do ayate de S. Juan Diego nasce um novo povo; unido por nossa Patrona Santa Maria de Guadalupe.

Importância da data da aparição – No ano de 1531, ano da aparição de Na. Sa. de Guadalupe, chamado em Náhuatl (língua indígena) “Ano Matlactli ihuan yei Actl” que quer dizer “Ano 13 carrizo” que vai de 2 de fevereiro de 1531 a 1 de fevereiro de 1532 é um anos especial. E em 1531 aconteceu a conjugação de Vênus – Quetzalcóatl tendia à plenitude da trezena de dias e a trezena de anos; para o Tenochca o número 13 é o numero perfeito, cheio de plenitude; é o nascimento do Sol.

A pintura – O erudito alemão Richard Kuhn em 1938, a pedido do Dr. Ernesto Sodi Paliares, descobriu que a pintura não tem corantes de tipo mineral, vegetal ou animal e que no século XVI não se conheciam os corantes sintéticos. “Surpreendente”. “Na tilma do pobre Juan Diego… pincéis que não são deste mundo deixaram pintada uma imagem dulcíssima”, descreveu o papa Pio XII.

Cabelos da Virgem – É de cabelo solto com uma divisão ao meio, que assim usavam as moças virgens, já que as indígenas casadas o usavam com duas tranças entrelaçadas dos dois lados.

Olhos da Virgem – Por meios científicos de uso de técnicas mais modernas de computação digital o Dr. J. Aste Tonsman descobriu a presença de 13 pessoas em ambas as córneas dos olhos da Virgem. O pequeno diâmetro das córneas e o material rústico do ayate tornam impossível de pintar esses detalhes com as mãos do homem.

O Rosto da Virgem – Seu rosto não é espanhol nem indígena, mas mestiço, de uma jovem ao redor dos 16 anos; é uma nobre profecia sobre a fusão de duas raças; em 1531 não havia jovens mestiças dessa idade. Entre os indígenas olhar de frente era ofensa, por isso ela não nos está olhando de frente, mas com a cabeça inclinada, que significa em náhuatl “itla toloa” e nos diz que não somos seus escravos, que sempre está pensando em nós e nos ama.

Raios – Há uma aura luminosa que rodeia a Virgem, como se saísse do seu ventre. Raios de Sol anunciando a chegada de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Para os Tenochcas o “ollin Tonatiuh” (Sol em movimento) e a Virgem o irradia para o bem de todo a Criação. Os raios em forma de flecha se relacionam com a elevação espiritual. E os ondulados com Quetzalcóatl (serpente) raios de Vênus.

Boca – A boca da Santíssima Virgem se acha pintada sobre um defeito do ayate, mas é anatomicamente perfeita. É pequena e parece começar um leve sorriso.

As mãos da Virgem – Com as mãos juntas a Virgem está em constante oração. Acredita-se que está fazendo uma casinha, referencia a “Sua casinha sagrada de Tepeyac”, a fundação de uma nova nação, a fusão de duas culturas.

Cintos – vestimento de uma mulher nobre – A faixa negra na cintura é sinal de gravidez que as mulheres indígenas usavam acima da cintura. O cinto terminado em ângulo e caindo para frente tem referencia com o pensar Tenochca, de cingir-se assim os deuses e deusas. E é um símbolo de fim de ciclo.

Tepet e tepétis – Significam forma de falar e de cantar como aparece nos códices e significa que está dando uma mensagem universal para a humanidade.

O Oval – No peito se encontra um oval que é idêntico ao das estátuas dos deuses que portam sobre o peito, como sua própria alma que lhes dá a vida, no meio há uma cruz negra. Esta cruz recordaria o Nahuiollin o quarto movimento que produz o sol, máxima energia dos Anahuacans.

Flor de 4 pétalas – Para as culturas indígenas esta flor na altura do vente indica: os 4 pontos cardeais, as 4 estações do ano, 4 épocas passadas, esperando o Regresso de Quetzalcoatl, o quinto sol em plenitude (ano 13 Acatl, conjunção de Vênus), que coincide com o solstício de inverno de 1531. Também viram nesta flor o símbolo o símbolo de Omeyocan (a morada de Deus. Pai e Mãe) e que assinalava para o indígena que a Virgem trazia consigo o nascimento de Cristo. Mãe do menino Sol, que o traz para que nasça aqui. Tudo era altamente simbólico no contexto da Sagrada imagem, por isso sua alegria não teve limites ao constata-lo através da maravilhosa proclamação inculturante do Acontecimento Guadalupeano.

Flor de 8 pétalas – Há flores de 8 pétalas que são oito conjunções do Sol e Vênus, que coincidiam a cada 104 anos solares que equivalem a 65 anos de Vênus. O ano sagrado de 260 dias, o ano solar de 365 dias e o ano de Vênus de 584, os três calendários coincidiram com a chegada da Virgem de Guadalupe e com esta data de 12 de dezembro de 1531 o homem e o universo se encontravam para começar de novo.

O manto da Virgem de cor azul esverdeado – O azul do manto adornado de estrelas, representa o céu. Tem 46 estrelas de oito pontas em u. Cientificamente as estrelas do manto estão na posição como estava o firmamento em 12 de dezembro de 1531segundo o programa de computação “Distant Suns”. Coincide com o nascimento do Sol, o regresso de Quetzalcátl.

Túnica da Virgem – A túnica é de cor roxo rosado, e representaria a terra. Contem figuras em cor de ouro, que é o metal divino, é uma mensagem divina com flores; entre elas há nove arranjos com flores, que podem significar os 9 povos que saem de Aztlan para fundar a grande Tenochtitlan, segundo narra o códige de 1576.

A Lua – A Virgem está de pé dando um passo sobre a Lua, toda ela é um Sol, e que dançando fertiliza e produz a vida com as diferentes estações. A Lua se refere ao nome de “éxico-Tenochtitlan”, e com uma nobreza que não é escravizante, nos dá o apoio do sexto Sol ao povo do México.

Significado em Náhuatl de México: O umbigo da Lua

Sapatilha – A sapatilha direita da Virgem aparece sua ponta sobre a Lua, é de uma cor similar ao da túnica.

O significado de Guadalupe – Possível etimologia do significado Tié-Cuauh-tiacup-euh = A que vem do Oriente como o Sol. Ou a que procede da região da luz, como a “Aguia de Fogo”.

O pequeno Anjo – O pequeno anjo que aparece aos pés da Virgem poderia ser um guerreiro-águila (Cuauhtli-Ocelotl) que pertence ao Exército do Sol, e representa o povo do Sol, tem asas de águia ; simbolo do fundador da Grande Tenochtitlan (a águia devorando uma serpente). Ele tem as mãos para cima como os indígenas representavam os deuses; com uma mão segura o manto e com a outra a túnica, com isto comunica a terra com o céu e é o simbolo de São Juan Diego Cuauhtlatoatzin (o senhor que fala como a águia). “O homem fiel e verdadeiro que nos ensina o caminho que leva á Virgem Morena do Tepeyac”, palavras do Papa João Paulo II. As cores de sua plumagem e túnica são cores semelhantes das vestes da Virgem.

Cabelos do Anjo – Uma das características dos “macehuales” (gente do povo) era cortar os cabelos; isso significava “ser merecido pelo sangue de Deus”. Os batizados usavam então essa marca e os de ordens religiosas eram tonsurados. Para diferenciar as diferentes classes sociais os indígenas rasuravam a cabeça com diferentes estilos. A iluminação do Anjo vem diretamente do corpo da Virgem Maria e ilumina a parte superior de sua cabeça e braços.

As nuvens – Para os Tenochcas, as nuvens que rodeiam a imagem, as associam com a altura, a elevação do espírito e anunciam o divino. “A chegada da Nova Era” em que Ometéotl desce ao México, de onde “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”, efetivamente a chegada de Jesus Cristo Filho de Deus.


Adornos da Túnica – Os desenhos dos adornos florais nascem do manto da Virgem, que significaria o Céu, como pintam os tenochcas e significa um Rio que sulca os campos para rega-los e produzir alimentos e dar a vida. As folhas e flores que saem do desenho são o símbolo do fogo novo Atl-Tlachinolli “Água queimada”, uma das metáforas da guerra. Este símbolo assume todo um passado, porque ali surge um povo novo, guiado por Maria que é a mãe de Ometeótl, triunfadora da guerra que não destrói. O desenho tem uma flor em botão, que significa a insistência da mensagem e remata com uma grande folha em forma de Tepétl. A túnica tem cinco classes de flores:

1. De quatro pétalas, que é a mais importante e que representa o Menino Sol.

2. 8 flores de 8 pétalas que representa a conjunção do Sol e Vênus.

3. Flores em botão.

4. Flores que estão nascendo nas bordas dos Tepétls.

5. Flores que representam a Vênus.

Fonte: Códige Guadalupano – Mensagem para duas culturas
Publicado no Periódico “El ayate Guadalupano”
Diretor Geral: Mons. Diego Monroy Pouce

 créditos - fonte: https://cleofas.com.br/descricao-do-manto-de-nossa-senhora-de-guadalupe/

 

fonte - créditos; https://cleofas.com.br/descricao-do-manto-de-nossa-senhora-de-guadalupe/



Rezemos uma oração a Nossa Senhora de Guadalupe

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive.
Tu, que, na verdade, és nossa Mãe Compassiva,
te buscamos e te clamamos.
Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.
Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu, que és nossa doce e amorosa Mãe,
acolhe-nos no aconchego do teu manto,
no carinho de teus braços.
Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.
Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho,
para que n’Ele e com Ele encontremos
nossa salvação e a salvação do mundo.
Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faz-nos mensageiros teus,
mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.
Amém.
Oração de São João Paulo II a Nossa Senhora de Guadalupe

Oh, Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja, Tu, que desse lugar manifestas tua clemência e tua compaixão a todos que solicitam teu amparo, escuta a oração que te dirigimos, com filial confiança, e a apresente a teu Filho Jesus, nosso único Redentor. Mãe de Misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso, a ti, que vens ao encontro de nós pecadores, te consagramos, neste dia, todo nosso ser e todo nosso amor.

Consagramos-te também nossa vida, nossos trabalhos, nossas alegrias, enfermidades e dores. Concede a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos. Tudo o que temos e somos colocamos sob teus cuidados, Senhora e Mãe nossa. Queremos ser totalmente teus e percorrer contigo o caminho de plena fidelidade a Jesus Cristo em sua Igreja. Não nos soltes de tua mão amorosa. Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, te pedimos por todos os bispos, para que conduzam os fiéis por caminhos de intensa vida cristã, de amor e humilde serviço a Deus e às almas.

Contempla essa imensa messe e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o Povo de Deus, e envie abundantes vocações sacerdotais e religiosas, fortes na fé e zelosos dispensadoras dos mistérios de Deus. Concede aos nossos lares a graça de amar e respeitar a vida que começa com o mesmo amor com que concebeste, em teu seio, a vida do Filho de Deus.

Virgem Santa Maria, Mãe do Formoso Amor, protege nossas famílias, para que estejam sempre muito unidas, e abençoe a educação de nossos filhos. Esperança nossa, lança-nos um olhar compassivo, ensina-nos a procurar, continuamente, a Jesus e, se cairmos, ajuda-nos a nos levantar, a nos voltarmos a Ele, mediante a confissão de nossas culpas e pecados no sacramento da Penitência, que traz serenidade à nossa alma.

Nós te suplicamos para que nos concedas um grande amor a todos os santos sacramentos, que são as pegadas de teu Filho na terra. Assim, Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência, com nossos corações livres do mal e do ódio, poderemos levar a todos a verdadeira alegria e a verdadeira paz, que vem de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que com Deus Pai e com o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Sua Santidade João Paulo II México, janeiro de 1979.

 












Nossa Senhora de Guadalupe,
abençoados por Vós e amparados por Vosso
Divino Filho Jesus,
teremos força para alcançar nossa libertação.

Seremos libertados da superstição, dos vícios,
dos pecados, e também do vício e da opressão que
sofremos da parte dos prepotentes que exploram
e dominam os seus semelhantes.

Ó Mãe de Jesus nosso salvador, atendei
benigna a nossa oração.

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira
da América Latina, rogai por nós! Amém.
GENTILEZA DA AMIGA REGINA KOAIK
Todo ano, no dia 12 de dezembro, a Igreja Católica celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

Nesse dia em 1531, a Virgem Maria
 apareceu a um indígena de 57 anos chamado Juan Diego.

A história da “tilma” em que a imagem da Virgem apareceu é conhecida, o que ainda é desconhecido para a ciência é como ela foi feita.

Em um de seus encontros, a Virgem Maria pediu a Juan Diego que recolhesse na “tilma” dele –um tecido muito singelo;

Rosas de Castilla que tinham florescido, apesar do inverno, para que as apresentasse ao Arcebispo do México, Dom Juan de Zumárraga, como prova das aparições.

Quando Juan Diego desdobrou a “tilma” com as rosas diante do Prelado, sobre ela estava impressa a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.
Nos sete anos seguintes, mais de 9 milhões de astecas se converteram ao cristianismo.

Juan Diego foi proclamado santo por São João Paulo II em 2002, na sua última visita ao México.

A seguir, quatro fatos realmente impressionantes sobre a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe que ainda intrigam a ciência:


  1. Ela possui qualidades que são impossíveis de replicar humanamente

Feita principalmente de fibras de cacto, a “tilma” era tipicamente de muito baixa qualidade e tinha uma superfície áspera;

Tornando-a muito difícil de usar, ainda mais para pintar sobre ela uma imagem que perdurasse.
Entretanto, a imagem ainda se conserva intacta e os cientistas que a estudaram insistem que não se utilizou nenhuma técnica para adequar a superfície.

A superfície onde a imagem está “estampada”, no entanto, é muito suave, assemelhando-se à seda.

A parte onde a imagem não está segue sendo áspera e tosca.

Mais ainda.
Os peritos em fotografia infravermelha que estudaram a “tilma” no final da década de 1970 determinaram que não havia traços de pincel;
Dando como resultado uma imagem que foi plasmada toda ao mesmo tempo.
Isto, junto com uma qualidade iridescente de mudar ligeiramente de cores dependendo do ângulo que uma pessoa a veja;
E o fato de que a coloração da imagem não demonstra elementos animais ou minerais (os corantes sintéticos não existiam em 1531);
O que gera ainda mais perguntas aparentemente impossíveis de responder. Isso é impressionante.

  1. A ciência demonstrou que não se trata de uma pintura

Uma das primeiras coisas que dizem os céticos sobre a imagem é que de alguma forma houve uma fraude;

E que a imagem foi pintada com uma técnica conhecida naquela época, mas desconhecida hoje em dia.

O fato é que há séculos ninguém conseguiu replicar uma imagem com as propriedades deste manto, começando pelo fato de que perdure tanto tempo, quase 500 anos, sem descolorir.

Miguel Cabrera, artista do século XVIII que produziu três das melhores cópias já conhecidas (uma para o arcebispo, uma para o Papa e uma para ele para futuras réplicas);

Escreveu certa vez sobre a enorme dificuldade de recriar a imagem mesmo sobre as melhores superfícies. Outro fato que impressiona.

  1. O manto mostrou características surpreendentemente parecidas com as de um corpo humano

Em 1979, quando o Dr. Phillip Callahan, um biofísico da Universidade da Flórida (Estados Unidos), estava analisando a “tilma” usando tecnologia infravermelha;


Descobriu que a malha mantém uma temperatura constante de entre 36,6 e 37 graus Celsius, a temperatura normal de uma pessoa viva.

Quando o Dr. Carlos Fernández de Castillo, médico mexicano, examinou o tecido, encontrou uma flor de quatro pétalas sobre o ventre da Maria.

Os astecas chamavam a flor de “Nahui Ollin” e era o símbolo do sol e da plenitude.
Depois de mais exames, o Dr. Fernández de Castillo concluiu que as dimensões do corpo de Nossa Senhora na imagem eram os de uma mãe por dar à luz em pouquíssimo tempo.

E como se sabe, 12 de dezembro, dia da aparição está muito perto do Natal.

Finalmente, uma das atribuições mais comuns e descobertas reportadas estão dentro dos olhos da Virgem na imagem.

O Dr. José Alte Tonsmann, um oftalmologista peruano, estudou os olhos da imagem da Virgem com uma magnificação de 2.500 vezes;
E foi capaz de identificar até 13 indivíduos em ambos os olhos em diferentes proporções, exatamente como um olho humano refletiria uma imagem.
Parecia ser uma captura do momento exato em que Juan Diego desdobrou a “tilma” perante o Arcebispo Zumárraga. Isso é surpreendente.

  1. Parece ser virtualmente indestrutível

Dois eventos ameaçaram o manto através dos séculos.


Um deles ocorreu em 1785 e o outro em 1921.

Em 1785, um trabalhador estava limpando a proteção de vidro quando acidentalmente derramou solvente de ácido nítrico sobre uma grande parte da imagem.

A imagem e o resto do manto deveria ser quase instantaneamente corroído pelo ácido, mas não foi assim.
A imagem “autorrestaurou-se” após 30 dias e permanece intacta até hoje, com apenas pequenas manchas e em lugares onde a imagem não está plasmada.

Em 1921, um ativista anticlerical escondeu 29 cargas de dinamite em um vaso de rosas e o pôs diante da imagem dentro da Basílica de Guadalupe.

Quando a bomba explodiu, quase tudo, desde o piso até o genuflexório de mármore voou pelos ares.

A destruição alcançou inclusive as janelas a 150 metros de distância e os candelabros de metal que estavam ao lado da Virgem ficaram retorcidos pela força do impacto.

Entretanto a imagem e o vidro ao seu redor, que não era a prova de bala, permaneceram totalmente intactos.

Um pesado crucifixo de bronze, que terminou completamente dobrado para trás;

Evidencia a força das dinamites que deveriam ter estilhaçado o vidro e repartido o manto por completo.
Outros detalhes do manto ainda chamam a atenção de cientistas e fiéis como os seguintes:
O cabelo solto da Virgem, símbolo asteca para a virgindade.
As mãos, uma mais morena e a outra mais branca, mostram a união de duas raças.

As 46 estrelas do manto mostram exatamente as constelações vistas no céu daquela noite em 1531.

Os raios, que simbolizavam para os astecas o brilho do sol, a maior divindade desta cultura;

Os quais se intensificam no ventre da imagem, onde Maria carrega o menino.
A lua sob seus pés, que além de evocar a imagem do Apocalipse da Mulher vestida de sol com a lua sob seus pés.
Evoca o próprio nome do México, que em língua asteca significa “centro da lua”.
Finalmente, o anjo representado com asas de pássaros típicos daquela região do México simboliza a junção entre a terra e o céu.
.
.

Fonte: acidigital.com
http://www.adf.org.br/home/virgem-de-guadalupe-intriga-cientistas/
 
Novena em honra de Nossa Senhora de Guadalupe

 
Primeiro Dia
Querida Senhora de Guadalupe, Mãe de santidade, ensinai-me Vossa doçura e força. Ouvi minha humilde prece oferecida com cordial confiança para pedir esta graça…
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
 
 
Segundo Dia
Ó Maria, concebida sem pecado, venho ao Vosso trono da graça para compartilhar da fervorosa devoção de Vossos fiéis filhos mexicanos que Vos invocam sob o glorioso título Azteca de Guadalupe. Concedei-me uma viva fé para realizar sempre a santa vontade de Vosso Filho: seja feita Sua vontade assim na terra como no céu.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória

 
 
Terceiro Dia
Ó Maria, cujo Coração Imaculado foi ferido por sete espadas de dor, ajudai-me a caminhar corajosamente entre os agudos espinhos que cobrem meu caminho. Concedei-me a força de ser um verdadeiro imitador Vosso. Isto eu Vos peço, minha querida Mãe.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
 
Quarto Dia
Querida Mãe de Guadalupe, eu Vos peço uma fortalecida vontade de imitar a caridade de Vosso divino Filho, de sempre procurar o bem para os necessitados. Humildemente Vos peço que isto me alcanceis.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória

 
Quinto Dia
Ó Mãe Santíssima, eu Vos peço que me alcanceis o perdão de todos os meus pecados, abundantes graças para servir Vosso Filho mais fielmente deste momento em diante, e finalmente, a graça de louvá-lo Convosco para sempre no céu
(pede a graça).
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sexto Dia
Maria, Mãe das vocações, multiplicai as vocações sacerdotais e enchei a terra com casas religiosas que serão luz e calor para o mundo, segurança nas noites tempestuosas. Pedi a Vosso Filho que nos envie muitos sacerdotes e religiosos. Isto Vos pedimos, ó Mãe.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
 
 
Sétimo Dia
Ó Senhora de Guadalupe, pedimo-Vos que os pais vivam uma santa vida e eduquem seus filhos de maneira cristã; que os filhos obedeçam e sigam as orientações de seus pais; que todos os membros das famílias rezem e adorem juntos. Isto Vos pedimos, ó Mãe.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
 
 
 
 Oitavo Dia
Com meu coração repleto da mais sincera veneração, eu me prostro diante de Vós, ó Mãe, para Vos pedir que me alcanceis a graça de cumprir os deveres de meu estado de vida com fidelidade e constância.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nono Dia
Ó Deus, foi agradável a Vós derramar sobre nós incessantes graças, colocando-nos sob a especial proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Concedei-nos, a Vossos humildes servos, que se rejubilam em honrá-lA hoje sobre a terra, a felicidade de vê-la face a face no céu.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Celebramos hoje, 12 de dezembro, a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América. No início de dezembro, em 1531, ornada com as vestes reais da imperatriz asteca, a Virgem Santíssima, apareceu grávida, resplandescente como o sol a um indígena mexicano convertido, Juan Diego, canonizado em 2002 pelo então Papa São João Paulo II.


Santuário Nossa Senhora de Guadalupe – México

 

Oração de São João Paulo II

Oh, Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja!

Tu, que desse lugar manifestas tua clemência e tua compaixão a todos que solicitam teu amparo; escuta a oração que com filial confiança te dirigimos e a apresente a teu Filho Jesus, nosso único Redentor. Mãe de Misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso, a ti, que vens ao encontro de nós pecadores, te consagramos neste dia todo nosso ser e todo nosso amor.

Consagramos-te também nossa vida, nossos trabalhos, nossas alegrias, nossas enfermidades e nossas dores. Concede a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos. Tudo o que temos e somos colocamos sob teus cuidados, Senhora e Mãe nossa. Queremos ser totalmente teus e percorrer contigo o caminho de plena fidelidade a Jesus Cristo em sua Igreja. Não nos soltes de tua mão amorosa.

Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, te pedimos por todos os bispos, para que conduzam os fiéis por caminhos de intensa vida cristã, de amor e de humilde serviço a Deus e às almas. Contempla esta imensa messe, e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o Povo de Deus, e envie abundantes vocações sacerdotais e religiosas, fortes na fé e zelosos dispensadoras dos mistérios de Deus. Concede aos nossos lares a graça de amar e respeitar a vida que começa, com o mesmo amor com que concebeste em teu seio a vida do Filho de Deus.

Virgem Santa Maria, Mãe do Formoso Amor, protege nossas famílias, para que estejam sempre muito unidas, e abençoe a educação de nossos filhos. Esperança nossa, lança-nos um olhar compassivo ensina-nos a procurar continuamente a Jesus e, se cairmos, ajuda-nos a nos levantar, a nos voltarmos a Ele, mediante a confissão de nossas culpas e pecados no sacramento da Penitência, que traz serenidade à nossa alma.

Nós te suplicamos para que nos concedas um grande amor a todos os santos Sacramentos, que são as pegadas de teu Filho na terra. Assim, Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência, com nossos corações livres do mal e do ódio poderemos levar a todos a verdadeira alegria e a verdadeira paz, que vem de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que com Deus Pai e com o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Sua Santidade João Paulo II México, janeiro de 1979.


Prece à Nossa Senhora de Guadalupe

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive.
Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva,
te buscamos e te clamamos.
Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.
Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu que és nossa doce e amorosa Mãe,
acolhe-nos no aconchego do teu manto,
no carinho de teus braços.

Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.
Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho,
para que Nele e com Ele encontremos
nossa salvação e a salvação do mundo.
Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faz-nos mensageiros teus,
mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.
Amém.

 Fonte: Canção Nova

 fonte: https://misericordia.org.br/formacoes/oracao-de-sao-joao-paulo-ii-a-nossa-senhora-de-guadalupe/