CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

terça-feira, 23 de setembro de 2014

ARCANJOS SÃO MIGUEL,SÃO RAFAEL E SÃO GABRIEL E ANJO DA GUARDA



Miguel, Gabriel e Rafael amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro.
Comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro, pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.

São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobias. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobias e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!
fonte:https://mensagensegifsdateka.blogspot.com/2016/09/29-de-setembro-dia-dos-santos-arcanjos.html



 
Gabriel, Miguel e Rafael


São Rafael Arcanjo é padroeiro dos médicos e dos cegos

São Rafael Arcanjo é um dos 7 arcanjos que estão diante do trono de Deus. Ele é conhecido como o “arcanjo da cura” por sua intervenção divina ao personagem Tobit, curado por ele de uma cegueira.

São Rafael também é conhecido como o padroeiro dos viajantes, pois guia os devotos nas viagens espirituais de busca pela verdade e pelo conhecimento.

No livro de Tobias, capítulos de 5 a 9 (Antigo Testamento), São Rafael ajudou Tobias a fazer bálsamos com as vísceras de um pescado e, desta forma, ajudou a curar a cegueira de Tobit, pai de Tobias.

Rafael significa “O Senhor  da Cura” ou “Medicina de Deus” e é muito invocado pelos médicos, enfermeiras e todos aqueles que sofrem alguma doença.

São Rafael Arcanjo é um poderoso intercessor que ajuda, de acordo com a vontade de Deus, a curar doenças físicas, mentais e espirituais.

A oração abaixo pode ser feita para invocar São Rafael todas as vezes em que  houver alguma intenção especial.

Oração de cura a São Rafael Arcanjo

Oh, bondoso São Rafael Arcanjo, eu te invoco como patrono daqueles que foram atingidos pela doença ou enfermidade corporal.

Tu preparaste o remédio que curou a cegueira de Tobias e seu nome significa “O Senhor Cura”.

Dirijo-me a ti, implorando teu auxílio divino em minha necessidade atual:

(Fazer o pedido)

Se for da vontade de Deus, cura minha enfermidade ou, pelo menos, concede-me a graça e a força de que necessito para poder suportá-la com paciência, oferecendo-a pelo perdão dos meus pecados e pela salvação de minha alma.

Ensina-me a unir meus sofrimentos com os de Jesus e Maria e a buscar a graça de Deus na oração e na comunhão.

Quero imitar-te em tua ânsia de fazer a vontade de Deus em todas as coisas.

Como o jovem Tobias, eu te escolho como meu companheiro em minha viagem através deste vale de lágrimas. Quero seguir tuas inspirações em cada passo do caminho, para que eu possa chegar ao fim da minha viagem sob a tua proteção constante e na graça de Deus.

Arcanjo São Rafael Bendito, tu que te revelaste a ti mesmo como o assistente divino do Trono de Deus, venha à minha vida e ajuda-me neste momento de prova.

Conceda-me a graça e a bênção de Deus e o favor que te peço por tua poderosa intercessão.

Grande Médico de Deus cura-me como fizeste com Tobias, se esta for a vontade do Criador.

São Rafael, Recurso de Deus, Anjo da Saúde, Medicina de Deus, roga por mim.

Amém.

fonte:https://pt.aleteia.org/2017/02/21/oracao-a-sao-rafael-arcanjo-para-a-cura-de-doencas/ 


NOVENA

A São Rafael Arcanjo


Médico de Deus, Guia dos viajantes, Consolador das famílias atribuladas, Mediador do matrimônio cristão, Modelo dos verdadeiros adoradores de Deus, Caridoso protetor das almas.

Festa: 24 de Outubro.

Explicação

Conhecemos o arcanjo São Rafael pelo livro de Tobias. O seu papel de maravilhoso médico e de companheiro de viagem do jovem Tobias faz que seja invocado nas viagens e nos momentos difíceis da vida. A missa, ao mesmo tempo que canta a intervenção providencial dos anjos na nossa vida, convida-nos a ver igualmente neles perpétuos adoradores que vivem continuamente na presença da majestade de Deus.


ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS

Oh! Glorioso Arcanjo São Rafael, que estais presente ante o trono do Altíssimo. Eu, vosso indigno devoto, me humilho em vossa presença. Conhecendo por uma parte minha indignidade, e por outra vossa ardente caridade, vos suplico do íntimo do coração, que digneis escutar os meus humildes rogos e apresente-os ante o Senhor para obter por vossa mediação os favores que solicito nesta novena. Mas se minha súplica não há de contribuir para maior glória de Deus e salvação da minha alma, rogo-vos, oh! Meu Celestial protetor, mostrai a graça que me há de conduzir com mais segurança à eterna salvação. Não olheis tanto para os meus desejos, quanto ao bem de minha alma. Cheio de inteira confiança em Vós; espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.

Pedir as graças que se desejam.

INVOCAÇÃO

Oh! Glorioso Arcanjo São Rafael, lembra-te de seus devotos, em todas as partes e sempre peça por nós, ao Filho de Deus.

(Rezar nove vezes Glória ao pai, em honra dos nove coros angélicos).

ORAÇÃO FINAL

Glorioso Arcanjo São Rafael, celeste mensageiro destinado por Deus para nos servir de guia na peregrinação desta vida, para nos defender contra as ciladas do demônio e para curar as enfermidades da nossa alma e do nosso corpo. Nós invocamos vossa poderosa intercessão, seguros de que alcançareis por nós e nossas famílias aquelas graças singulares que dispensastes na santa casa de Tobias.

Bem sabeis piedoso Arcanjo, que nossa viagem do tempo à eternidade, está cercada de perigos, e que o demônio, como leão rugindo, nos persegue para causar profundas feridas em nossas almas, até apagar nelas, se for possível, a luz salvadora da fé. Vinde, pois, em nosso auxílio, e dignais ser nosso inseparável companheiro. Dirigi nossos passos ao caminho dos mandamentos divinos fazendo que nossos olhos estejam sempre abertos ao sol da verdade; procurando os remédios mais eficazes para curar e encher de fervor nosso espírito. Ensina-nos, oh! Poderoso arcanjo, a vencer a Satanás com as armas poderosas da oração, da vigilância e da mortificação dos nossos sentidos.

Consolide em nossas famílias o reinado da fé, a prática constante da piedade, o espírito de união e o exercício da santa caridade em favor dos pobres e dos nossos queridos mortos, a fim de que eles recebam do céu abundantes bênçãos que, por mediação vossa derramou Deus sobre o lar de Tobias.

Não nos abandoneis, pois, oh! Santo Arcanjo! Vigiai sempre ao nosso lado para que nossos passos sejam sustentados por vós, todas as vezes que sintamos desfalecidos na penosa e difícil jornada da vida. Nosso Senhor, Deus Todo-poderoso, que estais nos céus, e que é também o vosso, nos há confiado a vossa terna solicitude para que seja nosso guia neste desterro, nosso consultor nas dúvidas e nosso médico nas enfermidades. Coroais vossa obra de amigo fiel e condutor seguro, acompanhando nossas almas até as deixar nos braços de seu criador para amar-lhe e bendizer-lhe com vós eternamente. Assim seja.

Bendito e adorado seja o Santíssimo Sacramento do Altar e a Puríssima e Imaculada Conceição de Maria Santíssima, Senhora Nossa, concebida sem mancha de pecado original desde o primeiro instante de seu ser natural. Amém.


Eu sou teu Anjo...

Eu sou teu Anjo da Paz! Trabalho para afastar tuas dúvidas e tristezas, tuas magoas e pensamentos negativos. Te inspiro auto-confiança e serenidade, acalento teu coração nos momentos de conflito. Te proporciono bem estar físico e espiritual! Faço você ficar de bem com a vida. É muito fácil me achar... Moro na Rua da paz do teu coração! Eu sou o teu Anjo do Amor! Desperto teus sentimentos mais puros e reais. Te incentivo a atos de fraternidade e perdão, de carinho e romantismo, aqueço teu coração em todos os momentos. Retribuo em dobro a tua doação de carinho e amor. Faço tua conexão direta com deus! É muito fácil me achar... Moro na Rua do Amor do teu coração! Eu também sou seu Anjo da Felicidade! Você poderá me achar sempre. Mas antes terá que passar pelas ruas da Paz e do Amor. Oi... Sou seu Anjo " Eu estou ao seu lado e sou aquele que nunca desacredita dos seus sonhos. Sou eu que as vezes altero seu itinerário, e até atraso seus horários para evitar acidentes ou encontros desagradáveis. Sim, sou eu que falo ao seu ouvido aquelas "inspirações" que você acredita que acabou de ter como "grande idéia". Sou eu quem te causa aqueles arrepios quando você se aproxima de lugares ou situações que vão te fazer mal. E sou eu quem chora por você quando você com a sua teimosia insiste em fazer tudo ao contrário só para desafiar o mundo. Quantas noites passei na cabeceira de sua cama velando por sua saúde, cuidando de sua febre e renovando suas energias. Quantos dias eu te segurei para que você não entrasse naquele ônibus,carro e até avião?Quantas ruas escuras eu te guiei em segurança? Não sei, perdi a conta, e isso não importa. O que realmente importa, e o que me deixa triste e preocupado, é quando você assume a postura de vítima do mundo, quando você não acredita na sua capacidade de resolver os problemas, quando você aceita as situações como insolúveis, quando você pára de "lutar" e simplesmente reclama de tudo e de todos, quando você desiste de ser feliz e culpa outra pessoa pela sua infelicidade, quando você deixa de sorrir e assume que não há motivos para rir, quando o mundo está repleto de coisas maravilhosas, quando se esquece até de mim, seu anjo da guarda, aquele que Deus deu a honra de auxiliar nessa missão tão difícil que é viver e progredir. Já que me deixaram falar diretamente com você, gostaria de te lembrar,que estou ao seu lado sempre, mesmo quando você acredita estar totalmente só e abandonado, até nesse momento eu estou segurando a sua mão, eu estou consolando seu coração, eu estou te olhando, e por te amar demais, fico triste com a sua tristeza, mas, como eu sei que você nasceu para brilhar, eu agradeço a Deus a oportunidade bendita de te conhecer e cuidar de você, porque você é realmente muito especial. Seu anjo da guarda, que acredita em você. Ore, Agradeça, Peça, ele está ai contigo te ouvindo:"Santo Anjo do Senhor, Meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, me rege, me guarde, me ilumine .Amém!

 

 

                                                                                Gabriel, Miguel e Rafael
Oração aos Arcanjos
São Miguel, São Gabriel e São Rafael
.
São Miguel, glorioso príncipe do céu, protetor das almas, eu vos invoco para que me livreis de toda a adversidade e de todo o pecado e me façais aproveitar no serviço de Deus, conseguindo-me dele a graça da perseverança final, para que o vá gozar eternamente. Amém.
.
São Gabriel, glorioso Arcanjo, fortaleza de Deus, eu vos invoco para que cureis em mim toda a moleza, alcançando-me a fortaleza heróica com a qual eu consiga desprezar o mundo, vencer o demônio e dominar as minhas más inclinações, até o fim da vida. Amém.
.
São Rafael, glorioso Arcanjo, medicina de Deus, eu vos imploro que cureis minha alma de toda a cegueira e de todas as enfermidades que padece, e me ajudeis a fugir dos pecados que me causam tantos males. Amém.
Fonte: Orações do Fiel Católico do Padre David Francisquini
http://www.aascj.org.br/home/2019/09/dia-dos-santos-arcanjos-miguel-rafael-e-gabriel-reze-esta-oracao-aos-mensageiros-de-deus/?

Oração à São Miguel Arcanjo 

Vós, Príncipe dos exércitos Celestes, Vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humildade, a soberba do príncipe das trevas.

Insistente vos suplicamos que nos alcanceis de Deus a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria.
Ao comparecermos perante o tribunal de Deus, socorrei-nos para que não desfaleçamos! Amém.
fonte:https://www.devocaoefeblog.com.br/2012/09/oracao-sao-miguel-arcanjo-pe-marcelo.html

São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel e todas as hierarquias, abri para nós estas vias!

A Festa dos Arcanjos é celebrada no dia 29 de setembro.

comshalom

A oração e o louvor daqueles que já contemplam a Deus, certamente é formada pela verdade, pela gratuidade e por muito amor. Por isso, nos unirmos ao louvor dos Arcanjos, São Gabriel, São Rafael e São Miguel é aprender a dar o louvor agradável a Deus.

Oração a São Gabriel Arcanjo

Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

Oração a São Rafael Arcanjo

Glorioso Arcanjo São Rafael, que vos dignastes tomar a aparência de um simples viajante, para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres. Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno. Ensinai-nos a viver neste espírito de fé, que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações, e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça de inteira conformidade à vontade divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males, ou que recuse o que lhe pedimos. São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu. Assim seja.

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, defendei-nos com o vosso escudo contra as armadilhas e ciladas do demônio. Deus o submeta, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

fonte:https://comshalom.org/sao-gabriel-com-maria-sao-rafael-com-tobias-sao-miguel-e-todas-hierarquias-abri-para-nos-estas-vias/ 

 

Aparição de São Miguel no Monte Gargano

 

A flecha se volta contra o arqueiro

Narram as antigas crônicas que, no ano 490, um nobre de Siponto, hoje parte da comuna italiana de Manfredônia, pôs-se a procurar nos arredores da cidade um de seus touros que havia se segregado dos demais. Passou várias horas buscando-o e só conseguiu encontrá-lo quando, vencido pelo cansaço, já decidira retornar para casa.

O animal achava-se na entrada de uma gruta pedregosa de difícil acesso, situada na parte mais alta do monte que domina a cidade. Seu resgate tornava-se quase impossível. Tomado de impaciência, o nobre disparou-lhe uma flecha com a intenção de matá-lo, mas esta, para surpresa dos que presenciavam a cena, retornou ao ponto do qual fora lançada, ferindo o próprio arqueiro.

Ao tomarem conhecimento do ocorrido, os sipontinos pediram ao seu Bispo, São Lourenço Maiorano, que lhes interpretasse o misterioso fato. Como resposta, o piedoso prelado decretou três dias de jejum, durante os quais todos deviam pedir a Deus que lhes revelasse seus sublimes desígnios em relação ao acontecido.

O atendimento às preces e sacrifícios não se fez esperar. Na aurora do quarto dia, 8 de maio de 490, enquanto São Lourenço rezava na Igreja de Santa Maria Maggiore, antiga catedral de Siponto, apareceu-lhe o glorioso Príncipe da Milícia Celeste, dizendo: “Bem fizeste em procurar descobrir o mistério de Deus escondido aos homens, razão pela qual os golpeei com minha lança. Sabei, porém, que esta é a minha expressa vontade. Eu sou Miguel Arcanjo e estou sempre na presença de Deus. Venho habitar este lugar, guardá-lo e provar por meio de um sinal que serei seu vigia e custódio”.1

O espírito angélico ainda prometeu que concederia qualquer favor que ali lhe rogassem em oração e pediu que se dedicasse a gruta ao culto cristão. E, como prova do seu poder, fez com que o nobre atingido pela flecha ficasse prodigiosamente curado, a ponto de desaparecerem todos os vestígios do ferimento.


São Miguel lhes obtém a vitória

A notícia do acontecido espalhou-se pela Europa e pelo Mediterrâneo, até atingir a longínqua Constantinopla. Enquanto isso, em Siponto, os fiéis tomaram por costume subir o Monte Gargano a fim de pedir a intercessão do Santo Arcanjo, que lhes obtinha graças com grande munificência.

Um dos maiores favores por ele concedidos deu-se dois anos depois da primeira aparição. Tendo sido a cidade cercada por um poderoso exército bárbaro, São Lourenço subiu à celeste gruta para implorar ao Arcanjo a vitória, e aconselhou ao povo pedir uma trégua de três dias, durante os quais deveriam fazer ­jejuns e preces em honra ao Deus dos exércitos.

Os invasores aceitaram o armistício e, completado o tempo assinalado, São Miguel apareceu novamente ao prelado enquanto rezava na catedral de Siponto. Era a aurora de 29 de setembro de 492. Vinha anunciar-lhe a vitória e o advertia de não atacar os invasores senão depois da hora quarta daquele mesmo dia.

O santo Bispo convocou o povo e transmitiu-lhe as instruções recebidas do Céu. Inundados de alegria, os defensores da cidade passaram as primeiras horas do dia em oração e, no momento determinado pelo Arcanjo, dirigiram-se ao encontro dos seus adversários. Os invasores, conta um cronista, confiavam no próprio orgulho, e os sipontinos, na promessa angélica.

Iniciada a batalha, uma espessa nuvem cobriu o Gargano. A terra começou a tremer, o mar agitou-se rugindo com furor e desabou uma terrível tempestade, cujos raios atingiam os bárbaros e poupavam os sipontinos. Aterrorizado, o exército inimigo logo se pôs em fuga.

Em agradecimento, o Bispo saiu com o povo em procissão até a gruta do Arcanjo, em frente à qual encontraram gravadas na rocha pegadas semelhantes às de um homem. Imediatamente as atribuíram a São Miguel e, não ousando entrar, puseram-se a venerar os vestígios deixados pelo espírito angélico como sinal inequívoco de sua presença e proteção.

“Eu mesmo consagrei este lugar”

No oitavo dia do mês de maio de 493, o Bispo Lourenço subiu novamente à gruta para comemorar o terceiro aniversário da primeira aparição. Preocupava-lhe a ideia de transformar aquele solitário local em um verdadeiro santuário, onde Deus fosse louvado e a Santa Missa celebrada com frequência, mas não sabia qual seria o melhor modo de fazê-lo.

Para resolver o dilema, decidiu levar o problema ao Papa São Gelásio, que acabava de assumir o Sólio Pontifício. Este acolheu com benevolência os mensageiros do Bispo, mas, em lugar de dar-lhe uma solução para a questão, convidou-o a descobrir a vontade do Arcanjo com estas palavras: “Se competisse a nós determinar o dia da dedicação da igreja escolhida por São Miguel, diríamos que se fizesse no dia da vitória contra os bárbaros; mas, cabendo ao Santo Príncipe defini-lo, esperamos o seu oráculo”.

Nessa mesma missiva, o Pontífice pedia a São Lourenço que proclamasse em Siponto um jejum de três dias, no qual deveriam acompanhá-lo sete virtuosos prelados de dioceses vizinhas, que enumerava a seguir. O próprio Santo Padre prometia unir-se em Roma às orações assim proferidas.

As preces de um Papa santo, unidas às de tão virtuosos prelados, não podiam deixar de ser atendidas. No dia 26 de setembro de 493, deu-se início ao tríduo solene preceituado por São Gelásio e, na noite do dia 29, São Lourenço recebia o terceiro oráculo do Arcanjo, que apareceu a ele dizendo: “Não compete a vós dedicar esta basílica que eu erigi, mas a mim, que coloquei seus fundamentos. À medida que suas paredes cresçam, os pecados dos homens que a visitem diminuirão, pois no seio desta casa tão especial as más ações desaparecem. Entrai nela, orai assiduamente no seu interior, assistidos por mim, seu padroeiro. E, quando sejam celebradas Missas, que o povo comungue conforme o costume. Eu mesmo me encarregarei de santificar este lugar”.

Na aurora do dia seguinte, prelados e fiéis dirigiram-se à gruta e os sinais prometidos pelo Arcanjo começaram já no caminho, ao longo do qual o sol era muito forte. Em determinado momento, quatro enormes águias passaram a acompanhá-los: duas faziam sombra para os Bispos e o povo, e as outras duas produziam com suas asas uma agradável brisa.

Ao chegar à gruta, depararam-se com a efígie de São Miguel impressa na parede e, ao penetrar no seu interior, encontraram um altar escavado na rocha e ornado com uma cruz de cristal, como símbolo da prometida consagração.

Séculos de devoção a São Miguel

Quando o Papa Gelásio soube por São Lourenço das maravilhas acontecidas nesse dia, estabeleceu para todo o sempre que o dia 29 de setembro fosse dedicado a São Miguel na Igreja universal. Mais tarde se comemorariam também nessa data São Gabriel e São Rafael, dando origem assim à atual memória litúrgica dos três Arcanjos.

Nos séculos sucessivos, a história do santuário acompanha as vicissitudes da época, marcada pelas lutas entre bizantinos e lombardos. No século XI erige-se a antiga igreja, cujos vestígios ainda hoje contemplamos.

Entre os Papas e Santos medievais que visitaram o santuário, cabe mencionar São Bernardo, São Guilherme de Vercelli, São Tomás de Aquino, Santa Catarina de Siena e São Francisco de Assis. Este último, não se sentindo digno de ingressar na gruta, recolheu-se em oração à entrada do recinto, osculou o chão e gravou numa das pedras o sinal do tau.

Em 1656 haveria de dar-se ainda uma quarta aparição, motivada pela terrível peste que então se alastrava pela Itália, levando consigo inúmeras vítimas. Nessa ocasião Dom Giovanni Alfonso ­Puccinelli, Arcebispo de Manfredônia, determinou que fossem feitos jejuns e orações, a fim de implorar o auxílio do protetor celeste, e deixou nas mãos da imagem de São Miguel uma súplica por escrito. Enquanto rezava, o Arcanjo se manifestou a ele ordenando que abençoasse fragmentos de pedras da gruta, nos quais deveria esculpir o seu nome e o sinal da cruz. Todo aquele que os utilizasse seria curado da peste, e assim sucedeu.

Unidos a São Miguel, venceremos

Em nossos dias, o Santuário do Monte Gargano continua sendo um concorrido centro de peregrinação, potenciado pela sua proximidade a San Giovanni Rotondo. ­Entretanto, a mentalidade moderna parece ter relegado sua venerável história e a devoção ao Arcanjo ali praticada à pitoresca lembrança de um passado remoto, sem maior utilidade para os tempos atuais.

Nada de mais errôneo. Hoje a Igreja está envolvida numa terrível guerra espiritual, durante a qual o demônio tem levado consigo um número cada vez maior de almas. Nessa luta, São Miguel possui um importantíssimo papel. Sendo não apenas o escudo da Igreja, como também seu gládio, o Príncipe dos exércitos do Senhor é chamado não só a nos proteger contra as insídias do inimigo, mas a lhe infligir uma de suas mais amargas derrotas.

Cabe-nos, portanto, crescer na devoção a este celeste Arcanjo, certos de que, unidos a tão invicto general, tornar-nos-emos invencíveis e fortes como a milícia celeste o foi, fazendo ecoar por todo o império de satanás o decisivo e triunfante brado: “Quis ut Deus!” 
 
Consagração e oração aos Santos Anjos da Guarda

Conhecendo, por uma doce experiência, o quanto é eficaz o culto dos santos anjos e poderosa sua proteção, eu (dizer seu nome) venho, religiosamente e solícito, para me consagrar aos seus santos serviços.

Na presença de Deus, prometo solenemente honrá-los com culto especial e imitar suas virtudes, principalmente sua pureza, caridade e obediência perfeita.
 
FALANDO SOBRE OS ANJOS

Consagração e oração aos Santos Anjos da Guarda

Com a consagração aos santos anjos, pedimos a Deus a graça de imitar Suas virtudes

Apraza a todos os espíritos celestes e ainda mais a Maria Santíssima, sua Augusta Rainha, abençoar essa minha resolução, que lhes ofereço do fundo do coração, e alcançar da bondade de Deus a graça de perseverar nela enquanto eu viver, para assim merecer o favor de me associar à Sua glória, durante toda a eternidade. Amém.

Oração ao Santo Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, tu que me foste dado por Deus como companheiro de toda minha vida, salva-me para a eternidade e cumpre tua obrigação para comigo, a qual te foi imposta pelo Deus de amor.

Sacode-me na tibieza e livra-me de minha fraqueza. Preserva-me de qualquer caminho e pensamento errado. Abre-me os olhos para Deus e para a cruz. Fecha, no entanto, meus ouvidos às inspirações do inimigo maligno.

Vela sobre mim quando durmo e fortifica-me durante o dia, para o cumprimento do dever e para cada sacrifício.

Deixa-me ser um dia tua alegria e tua recompensa no céu. Amém.

Formação Canção Nova 

fonte:https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/consagracao-e-oracao-aos-santos-anjos-da-guarda/



NOVENA AO ARCANJO SÃO GABRIEL

 
De 15 a 23 de Março ou de 20 a 28 de Setembro, ou sempre que se queira exprimir a própria devoção ao Santo Arcanjo anunciador da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo à Beata Sempre Virgem Maria, ou, ainda, quando se deseja pedir uma graça.


Pelo Sinal da Santa Cruz. Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

PRIMEIRO DIA:

 
Ó Deus, venha me salvar.
Senhor, apressai-Vos em me socorrer.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Creio em Deus-Pai, todo poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai, Todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amem.

Por aquela glória que Te distingue entre tantos companheiros Teus, ó grande Arcanjo São Gabriel, sendo Tu um dos sete que estão continuamente diante do Trono do Altíssimo, obtende-me a graça de que eu caminhe sempre à Divina Presença, para que os meus pensamentos, as minhas palavras, as minhas ações não tenham outro alvo que a pura glória de Deus.

ORAÇÕES FINAIS

Padre nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; e perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação; mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Oremos: Senhor da Eternidade, Vos suplicamos: Vós que anunciastes a alegria da maternidade à Santíssima Virgem pela boca do Arcanjo Gabriel, concedei também a nós, com a ajuda de Seus merecimentos, de obtermos a graça de Vossa adoção. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


Nos demais dias, rezar as ORAÇÕES INICIAIS, a ORAÇÃO DO DIA e as ORAÇÕES FINAIS.


SEGUNDO DIA

Por aquela santa alegria que sentiste, ó glorioso arcanjo São Gabriel, ao ser enviado à Terra anunciador do mistério mais consolador, isto é, a Encarnação do Verbo e a universal Redenção, obtende-me a graça de que eu não me ensoberbeça nunca entre as honras e não me perca entre as humilhações, mas saiba de tudo servir-me segundo os desenhos de Deus, os quais não tem outro escopo que a minha e a comum santificação.

TERCEIRO DIA:

Por aquela grande alegria que Tu provaste, ó glorioso Arcanjo São Gabriel, ao apresentar-Te, em Nazaré, a Maria, a mais privilegiada e a mais santa entre todas as filhas de Eva, obtende-me a graça de que eu professe por Ela constantemente uma particular devoção, e que ame cada vez mais contemplá-lA no mistério da Encarnação.

QUARTO DIA:

Por aquela graça que Te inundou, ó glorioso Arcanjo São Gabriel, ao predizer Maria como cheia de graça, a bendita entre todas as mulheres, a única eleita entre todas para se tornar Mãe do Verbo, obtende-me, Te rogo, que, amando, a imitação da Virgem Maria, o retiro e a oração, eu mereça ser chamado de seu filho.

QUINTO DIA:

Por aquele estupor repentino que provaste, ó Arcanjo São Gabriel, quando viste a Santíssima Virgem se turbar diante de Tuas magnificas palavras, obtende-me, Te rogo, de amar e de imitar a humildade de Maria que se declarou “a serva do Senhor”.

SEXTO DIA:

Por aquela extraordinária veneração que suscitou em Ti a Virgem Maria quando A viste mais pronta a recusar a honra da divina maternidade do que perder a de sua virgindade, obtende-me, Te rogo, a coragem e a decisão de renunciar aos prazeres e às grandezas do mundo, para não faltar às promessas que fiz ao Senhor.

SÉTIMO DIA:

Por aquela admirável bondade com a qual Tu, ó glorioso Arcanjo São Gabriel, dissipaste todos os temores que turbavam o coração de Maria quando ouviu o anúncio de sua maternidade: esvazia, Te rogo, da minha mente e de meu coração toda dúvida com a qual o príncipe das trevas se esforça de impedir meu caminho em direção ao Senhor.

OITAVO DIA:

Por aquela generosa presteza com a qual a Santíssima Virgem acreditou às Tuas palavras e consentiu à proposta de se tornar Mãe do Verbo: São Gabriel obtende-me a graça de acolher sempre e espontaneamente a vontade de Deus para mim, mesmo quando ela me pareça impossível.

NONO DIA:

Por aquela alegria infinita que inundou todos os corações dos Anjos e dos homens quando, comunicando Tu à Santíssima Trindade o "Sim" da Santíssima Virgem Maria, o Verbo Se encarnou em Seu seio por obra do Espírito Santo: te rogo de obter-me a graça de caminhar fielmente imitando os exemplos do Unigênito encarnado para poder, um dia, chegar ao monte misterioso da visão eterna.


Fonte: http://migre.me/drMoD
Tradução: Giulia d’Amore di Ugento, para Thesaurus Precum.
De livre divulgação, citar assim: Thesaurus Precum: Novena ao Arcanjo São Gabriel. Março 2013. (http://migre.me/drMpH).

Fonte: http://precantur.blogspot.com.br/2013/03/novena-ao-arcanjo-sao-gabriel.html
fonte: https://revista.arautos.org/o-santuario-do-monte-gargano/

 

29/09 - São Miguel, São Gabriel, São Rafael

Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".
São Miguel

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.
No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.
"Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12, 7-8)
fonte:Facebook. 

 

1. Sinal da cruz. — Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

2. Pequeno exorcismo de Leão XIII. — São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno Satanás e os outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

3. Ladainha de São Miguel Arcanjo

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.

Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai...
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino,
São Miguel, coroado de honra e de glória,
São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor,
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade,
São Miguel, guardião do Paraíso,
São Miguel, guia e consolador do povo israelita,
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante,
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante,
São Miguel, luz dos anjos,
São Miguel, baluarte dos cristãos,
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da cruz,
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida,
São Miguel, socorro muito certo,
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades,
São Miguel, arauto da sentença eterna,
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório,
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte,
São Miguel, nosso príncipe,
São Miguel, nosso advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo,
para que sejamos dignos de suas promessas.

Oremos: Senhor Jesus, santificai-nos por uma bênção sempre nova e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, essa sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do céu e a trocar os bens do tempo presente pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.

4. Consagração a São Miguel Arcanjo. — Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel, desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção. 

É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça de amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo e a minha Mãe Maria Santíssima.

Obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu. 

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo.

5. Oração final. — Levanta-se Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e todas as milícias celestes; sejam dispersos os seus inimigos e fujam de sua face todos os que o odeiam. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

6. Oração “Augusta Rainha”. — Augusta Rainha dos céus, soberana mestra dos Anjos, Vós que, desde o princípio, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, nós vo-lo pedimos humildemente, enviai vossas legiões celestes para que, sob vossas ordens, e por vosso poder, elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte, reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os no abismo. Quem é como Deus? Ó Mãe de bondade e ternura, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança. Ó Mãe divina, enviai os Santos Anjos para nos defenderem, e repeli para longe de nós o cruel inimigo. Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e guardai-nos. Amém.

fonte: https://padrepauloricardo.org/blog/oracoes-para-a-quaresma-de-sao-miguel 
.

Quando São João Paulo II pediu para rezar frequentemente a São Miguel Arcanjo

Antes da reforma litúrgica, o celebrante e os ministros recitavam a oração a São Miguel ajoelhados diante do altar em voz alta, junto com os fiéis. Esta disposição foi abolida em 1964, mas o papa João Paulo II, durante a recitação do Regina Coeli em 24 de abril de 1994, assim se expressou:

“Mesmo que hoje esta oração não seja mais recitada no final da celebração eucarística, convido todos a não esquecê-la, mas a recitá-la para obter ajuda na batalha contra as forças das trevas e contra o espírito deste mundo”.

Já em 1987, em visita ao santuário de São Miguel Arcanjo, no Monte Gargano, o pontífice havia dito:

“Esta luta contra o demônio, que caracteriza a figura do Arcanjo Miguel, está ao lado da Igreja para defendê-la contra os males do século, para ajudar os fiéis a resistir ao demônio que, como um leão que ruge, anda em busca de alguém para devorar”.

A oração a São Miguel:

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

São Miguel Arcanjo, rogai por nós e defendei-nos no combate!

fonte:https://pt.churchpop.com/quando-sao-joao-paulo-ii-pediu-para-rezar-frequentemente-a-sao-miguel-arcanjo/










7 curiosidades sobre os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel
.
1. São os mais próximos aos humanos
Desde Pseudo-Dionísio, Padre da Igreja do século VI, está acostumado a se enumerar três hierarquias de anjos.
Na primeira estão os Serafins, Querubins e Tronos. Depois vêm as Dominações, Virtudes e Potestades. Enquanto que na terceira hierarquia estão os Principados, Arcanjos e Anjos. Estes últimos são os que estão mais próximos às necessidades dos seres humanos.

2. São mensageiros de anúncios importantes
A palavra Arcanjo provém das palavras gregas “Arc” que significa “principal” e “anjo” que é “mensageiro de Deus”. Vejamos o que diz São Gregório Magno:
.
“Deveis saber que a palavra ‘Anjo’ designa uma função, não uma natureza. Na verdade, aqueles santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre se podem chamar Anjos.
Só são Anjos quando exercem a função de mensageiros. Os que transmitem mensagens de menor importância chamam-se Anjos; os que transmitem mensagens de maior transcendência chamam-se Arcanjos.”
.
3. Existem sete Arcanjos segundo a Bíblia
No livro do Tobias (12,15), São Rafael se apresenta como “um dos sete anjos que estão diante da glória do Senhor e têm acesso a sua presença”
Enquanto que no livro do Apocalipse (8,2), São João descreve: “vi os sete Anjos que estavam diante de Deus, e eles receberam sete trombetas”. Por estas duas citações bíblicas, afirma-se que são sete Arcanjos.
.
4. Conhecemos somente três nomes
A Bíblia menciona somente o nome de três Arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Barachiel ou Baraquiel, Jehudiel, Saeltiel) aparecem em livros apócrifos de Enoc, o quarto livro de Esdras e em literatura rabínica.
Entretanto, a Igreja reconhece apenas os três nomes que estão nas Sagradas Escrituras. Os outros podem servir como referência, mas não são doutrina.
.
5. Gabriel significa “a força de Deus”

No Antigo Testamento, São Gabriel Arcanjo aparece no livro sagrado de Daniel explicando ao profeta uma visão do carneiro e do cabrito (Det 8), assim como instruindo-o nas coisas futuras (Det 9,21-27). 
.
Nos Evangelhos, São Lucas (1,11-20) o menciona anunciando a Zacarias o nascimento de São João Batista e a Maria (1,26-38) que conceberia e daria a luz Jesus.
.
São Gabriel Arcanjo é conhecido como o “anjo mensageiro”, representado com uma vara perfumada de açucena e é padroeiro das comunicações e dos comunicadores, pois através da Anunciação trouxe ao mundo a mais bela notícia.
.
6. Rafael em hebreu é “Deus cura”
O único livro sagrado que menciona a São Rafael Arcanjo é o de Tobias e figura em vários capítulos. Ali se lê que Deus envia este Arcanjo para que acompanhe Tobias em uma viagem, na qual se casou com Sara.
Da mesma maneira, São Rafael indicou a Tobias como devolver a visão ao seu pai. Por esta razão é invocado para afastar doenças e conseguir terminar bem as viagens.


.
7. Miguel significa “Quem como Deus”
O nome do Arcanjo Miguel vem do hebreu “Mija-El” que significa “Quem como Deus” e que, segundo a tradição, foi o grito de guerra em defesa dos direitos de Deus quando Lúcifer se opôs aos planos salvíficos e de amor do Criador.
.
A Igreja Católica teve sempre uma grande devoção ao Arcanjo São Miguel, especialmente a fim de pedir-lhe que nos liberte dos ataques do demônio e dos espíritos infernais. Costuma ser representado com a roupa de guerreiro ou soldado centurião pondo seu calcanhar sobre a cabeça do inimigo.
.
Fonte: ACI Digital
































Ó meu Santo Anjo da Guarda, príncipe da corte celestial e meu fiel protetor, alcançai-me o perdão de meus pecados;
Concedei-me a graça de corresponder aos dons de Deus, e imprimi na minha alma tão profundo respeito para convosco, que nunca me atreva a fazer coisa que vos desagrade.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
.
Ó meu piedoso guia, médico e poderoso intercessor, alcançai-me a graça de curara as infidelidades que me oprimem, superar os obstáculos à salvação e obedecer prontamente às vossas inspirações.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
.
Ó espírito puríssimo, fiel ministro do Todo-Poderoso, impetrai-me a graça de propagar o vosso culto, de esmerar-me na devoção à vossa augusta Rainha e de viver convosco no Céu.
Ó nobre e destemido guerreiro que Deus me concedeu, cumulai-me do espírito de combatividade.
.
Para que eu seja intrépido defensor da causa de Deus e consiga discernir e vencer todos embustes e ciladas do demônio e das potestades infernais,
E assim poder imitar o vosso exemplo na luta que travastes no Céu contra Satanás e os anjos rebeldes.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
.
Jaculatória: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.
V/ Louvar-vos-ei, Deus meu, em presença de vossos anjos.
R/ Adorar-vos-ei em vosso templo e confessarei o vosso nome..
Fonte: Orações do Fiel Católico do Padre David Francisquini


Catecismo da Igreja Católica


. OS ANJOS
A EXISTÊNCIA DOS ANJOS - UMA VERDADE DE FÉ
328 A existência dos seres espirituais, não-corporais, que Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição. (Parágrafo relacionado: 150)
 
QUEM SÃO OS ANJOS?
 
329 Santo Agostinho diz a respeito deles: "Angelus officii nomen est, non naturae. Quaeris nomen huius naturae, spiritus est; quaeris officium, angelus est; quaeris officium, angelus est, ex eo quod est, spiritus est, ex eo quod agit, angelus - Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz". Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam "constantemente a face de meu Pai que está nos céus" (Mt 18,10), são "poderosos executores de sua palavra, obedientes ao som de sua palavra" (Sl 103,20).
330 Como criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória.
CRISTO "COM TODOS OS SEUS ANJOS"
 
331 Cristo é o centro do mundo angélico. São seus os anjos: "Quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os seus anjos..." (Mt 25,31). São seus porque foram criados por e para Ele: “Pois foi nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis: Tronos, Dominações,
Principados, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele" (Cl 1,16). São seus, mais ainda, porque Ele os fez mensageiros de seu projeto de salvação. "Porventura não são todos eles espíritos servidores, enviados ao serviço dos que devem herdar a salvação?" (Hb 1,14). (Parágrafo relacionado: 291)
332 Eles aí estão, desde a criação e ao longo de toda a História da Salvação, anunciando de longe ou de perto esta salvação e servindo ao desígnio divino de sua realização: fecham o paraíso terrestre, protegem Lot, salvam Agar e seu fi1ho, seguram a mão de Abraão, comunicam a lei por seu ministério, conduzem o povo de Deus, anunciam nascimentos e vocações, assistem os profetas, para citarmos apenas alguns exemplos. Finalmente, é o anjo Gabriel que anuncia o nascimento do Precursor e o do próprio Jesus.
333 Desde a Encarnação até a Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é cercada da adoração e do serviço dos anjos. Quando Deus “introduziu o Primogênito no mundo, disse: - Adorem-no todos os anjos de Deus- ” (Hb 1,6). O canto de louvor deles ao nascimento de Cristo não cessou de ressoar no louvor da Igreja:
"Glória a Deus..." (Lc 2,14). Protegem a infância de Jesus, servem a Jesus no deserto, reconfortam-no na agonia, embora tivesse podido ser salvo por eles da mão dos inimigos, como outrora fora Israel. São ainda os anjos que "evangelizam", anunciando a Boa Nova da Encarnação e da Ressurreição de Cristo. Estarão
presentes no retorno de Cristo, que eles anunciam serviço do juízo que o próprio Cristo pronunciará.
(Parágrafo relacionado: 559)
 
OS ANJOS NA VIDA DA IGREJA
 
334 Do mesmo modo, a vida da Igreja se beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos .335 Em sua Liturgia, a Igreja se associa aos anjos para adora o Deus três vezes Santo; ela invoca a sua assistência (assim em In Paradisum deducant te Angeli... - Para o Paraíso te levem os anjos, da Liturgia dos defuntos, ou ainda no "hino querubínico" da Liturgia bizantina). Além disso, festeja mais particularmente
a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael, os anjos da guarda). (Parágrafo relacionado: 1138)
336 Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão.
"Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida." Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.
(Parágrafo relacionado: 1020)
 
fonte:https://www.catequisar.com.br/dw/catecismo.pdf
 
CAPITULO III - ARTIGO 12 : "CREIO NA VIDA ETERNA"
 
1020 O cristão, que une sua própria morte à de Jesus, vê a morte como um caminhar ao seu encontro e uma entrada na Vida Eterna. Depois de a Igreja, pela última vez, pronunciar as palavras de perdão da absolvição de Cristo sobre o cristão moribundo, selá-lo pela última vez com uma unção fortificadora e dar-lhe o Cristo no viático como alimento para a Viagem, diz-lhe com doce segurança estas
palavras: (Parágrafos relacionados 1523-1525)
Deixa este mundo, alma cristã, em nome do Pai Todo-Poderoso que te criou, em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, que sofreu por ti, em nome do Espírito Santo que foi derramado em ti. Toma teu lugar hoje na paz e fixa tua morada com Deus na santa Sião, com a Virgem Maria, a Mãe de Deus, com São José, os anjos e todos os santos de Deus. (...) Volta para junto de teu Criador, que te formou do pó da terra. Que na hora em que tua alma sair de teu corpo se apressem a teu encontro Maria, os anjos e todos os santos. (...) Que possas ver teu Redentor face a face (...). (Parágrafos relacionados 336,2677)
 
fonte:https://www.catequisar.com.br/dw/catecismo.pdf


Novena de São Rafael Arcanjo


 


A novena de São Rafael Arcanjo é muito simples de se fazer e se trata de uma importante oração, principalmente para aqueles que buscam por graças de Cura e para os (as) solteiros (as) que desejam encontrar um bom namorado (a).

Para fazer a novena de São Rafael Arcanjo, inicia-se com a leitura do livro de Tobias 9:1-7
Logo depois fazemos as seguintes orações:

Ó Deus, que em sua inefável bondade tem enviado o abençoado Rafael como condutor e guia de Vossos devotos em sua jornada, nós humildemente imploramos a Vós que nós possamos ser conduzidos por ele no caminho de nossa salvação e experimentar sua ajuda na cura das moléstias de nossa alma. Tudo através de Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
Oração para todos os dias da Novena de São Rafael Arcanjo

Oh! Glorioso Arcanjo São Rafael, que estais presente ante o trono do Altíssimo. Eu, vosso indigno devoto, me humilho em vossa presença. Conhecendo por uma parte minha indignidade, e por outra vossa ardente caridade, vos suplico do íntimo do coração, que digneis escutar os meus humildes rogos e apresente-os ante o Senhor para obter por vossa mediação os favores que solicito nesta novena. Mas se minha súplica não há de contribuir para maior glória de Deus e salvação da minha alma, rogo-vos, oh! Meu Celestial protetor, mostrai a graça que me há de conduzir com mais segurança à eterna salvação. Não olheis tanto para os meus desejos, quanto ao bem de minha alma. Cheio de inteira confiança em Vós; espero alcançar o que solicito pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.

(Colocar as intenções aqui)
Invocação

Oh! Glorioso Arcanjo São Rafael, lembra-te de seus devotos, em todas as partes e sempre peça por nós, ao Filho de Deus.

(Rezar nove vezes o Glória ao pai, em honra dos nove coros angélicos)
Ladainha a São Rafael Arcanjo

Senhor, tende piedade de nós
Cristo, tende piedade de nós
Cristo, graciosamente nos escutai
Deus Pai, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Deus Filho, redentor do mundo,
Tende piedade de nós,
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós
Santa Trindade e Um só Deus, tende piedade de nós
Santa Maria, rainha dos anjos, rogai por nós.
São Rafael, rogai por nós
São Rafael, cheio da misericórdia de Deus, rogai por nós
São Rafael, perfeito adorador do Divino Mestre, rogai por nós
São Rafael, terror dos demônios, rogai por nós
São Rafael, exterminador dos vícios, rogai por nós
São Rafael, saúde dos doentes, rogai por nós
São Rafael, refugio em nossas necessidades, rogai por nós
São Rafael, consolador dos prisioneiros, rogai por nós
São Rafael, alegria dos tristes, rogai por nós
São Rafael, cheio de zelo para a salvação de nossas almas,
rogai por nós
São Rafael, cujo nome significa cura, rogai por nós
São Rafael, amante da castidade, rogai por nós
São Rafael, acoite dos demônios,rogai por nós
São Rafael, nosso protetor na peste, na fome, na guerra,rogai por nós
São Rafael, anjo da paz e da prosperidade,rogai por nós
São Rafael, repleto da graça da cura,rogai por nós
São Rafael, guia seguro no caminho da virtude e santificação,rogai por nós
São Rafael, socorro de todos que imploram a sua ajuda,rogai por nós
São Rafael, que guiou e consolou Tobias em sua jornada,rogai por nós
São Rafael, aquele que as Escrituras saúdam, como “Rafael o santo anjo
do Senhor foi enviado para curar”,rogai por nós
São Rafael, nosso advogado, nos salve
Cordeiro de Deus que tirastes os pecados do mundo,
Tende piedade de nós,
Cristo, escutai nossas preces
Tende misericórdia de nós.
São Rafael, rogai por nós a Nosso Senhor Jesus Cristo ,
Agora e na hora de nossa morte. Amém
Oração Final

Glorioso Arcanjo São Rafael, celeste mensageiro destinado por Deus para nos servir de guia na peregrinação desta vida, para nos defender contra as ciladas do demônio e para curar as enfermidades da nossa alma e do nosso corpo. Nós invocamos vossa poderosa intercessão, seguros de que alcançareis por nós e nossas famílias aquelas graças singulares que dispensastes na santa casa de Tobias.

Bem sabeis piedoso Arcanjo, que nossa viagem do tempo à eternidade, está cercada de perigos, e que o demônio, como leão rugindo, nos persegue para causar profundas feridas em nossas almas, até apagar nelas, se for possível, a luz salvadora da fé. Vinde, pois, em nosso auxílio, e dignais ser nosso inseparável companheiro. Dirigi nossos passos ao caminho dos mandamentos divinos fazendo que nossos olhos estejam sempre abertos ao sol da verdade; procurando os remédios mais eficazes para curar e encher de fervor nosso espírito. Ensina-nos, oh! Poderoso arcanjo, a vencer a Satanás com as armas poderosas da oração, da vigilância e da mortificação dos nossos sentidos.

Consolide em nossas famílias o reinado da fé, a prática constante da piedade, o espírito de união e o exercício da santa caridade em favor dos pobres e dos nossos queridos mortos, a fim de que eles recebam do céu abundantes bênçãos que, por mediação vossa derramou Deus sobre o lar de Tobias.

Não nos abandoneis, pois, oh! Santo Arcanjo! Vigiai sempre ao nosso lado para que nossos passos sejam sustentados por vós, todas as vezes que sintamos desfalecidos na penosa e difícil jornada da vida. Nosso Senhor, Deus Todo-poderoso, que estais nos céus, e que é também o vosso, nos há confiado a vossa terna solicitude para que seja nosso guia neste desterro, nosso consultor nas dúvidas e nosso médico nas enfermidades. Coroais vossa obra de amigo fiel e condutor seguro, acompanhando nossas almas até as deixar nos braços de seu criador para amar-lhe e bendizer-lhe com vós eternamente. Assim seja.

Bendito e adorado seja o Santíssimo Sacramento do Altar e a Puríssima e Imaculada Conceição de Maria Santíssima, Senhora Nossa, concebida sem mancha de pecado original desde o primeiro instante de seu ser natural. Amém.

fonte:https://comshalom.org/novena-de-sao-rafael-arcanjo/ 


O Papa Gregório Magno tinha relação as criaturas celestes e vivenciou um fato admirável envolvendo o primeiro dos anjos: o Arcanjo Miguel

Durante a Quaresma de São Miguel, irei propor um exercício de leitura para que você conheça os principais devotos do Arcanjo e as histórias extraordinárias que foram vivenciadas por essas almas.

Mas, afinal, o que vem a ser um devoto? Um devoto é uma pessoa que demonstra fervor religioso em relação a um santo, divindade ou figura espiritual de maneira piedosa, buscando através de determinadas práticas uma aproximação com aquele a quem se devota.

Apontamos aqui as práticas religiosas, as orações, rituais ou cultos, adoração e demais atividades que salientam sua devoção e ligação espiritual com aquilo que veneram ou adoram. A devoção pode ser expressa de várias formas, a depender da crença, religião ou tradição específica.

A devoção de um papa a São Miguel Arcanjo

Nesta primeira semana da Quaresma de São Miguel, conheceremos de perto a relação do papa Gregório Magno com as criaturas celestes, sobretudo um fato admirável envolvendo o primeiro dos anjos: o Arcanjo Miguel.

Papa Gregório Magno (540 a 604), durante o período em que era um religioso, passou por diversas situações cotidianas que envolviam as criaturas celestiais. Tais experiências o levaram a ser mais tarde condecorado com o título de Doutor Angelorum.


Conta-se que, ao final do século VI, uma tempestade ocasionou a inundação de Roma, desencadeando uma das mais perigosas pestes: a peste inguinal. Este flagelo dizimava famílias inteiras de maneira avassaladora, deixando nenhuma parte da Cidade Eterna segura. Foi nesse contexto que o infortúnio se abateu sobre a cátedra de Pedro, resultando na fatalidade que atingiu o Papa Pelágio II.

Gregório Anicius, que nesta época aconselhava o pontífice, havia conquistado o favor do povo
devido à sua justiça e caridade como prefeito – pois antes de se tornar um beneditino ele havia administrado a cidade de Roma. Aos olhos de todos, desde leigos até religiosos, Gregório seria a melhor escolha para ser conclamado papa naquele momento, mesmo que fosse contra a sua vontade.


Visão reveladora

Roma estava debaixo de uma grande calamidade quando Gregório assumiu o pontificado, e nesta ocasião, instituiu uma procissão para que todos suplicassem a Deus o fim da epidemia. Com duração de três dias, Papa Gregório Magno conduzia os fiéis pela Cidade Eterna junto ao quadro da Virgem Maria, ícone pintado pelo evangelista São Lucas, quando algo extraordinário aconteceu. Ao passar com a multidão pelo mausoléu de Adriano, São Gregório foi impactado por uma visão reveladora: o Arcanjo Miguel surgia sobre a tumba imperial, limpando uma espada ensanguentada e guardando-a corajosamente em sua bainha.

A atitude do anjo conferiu ao coração do pontífice a certeza de que suas orações haviam sido atendidas e, portanto, a peste estava chegando ao fim. De fato, não demorou para Roma sorrir, e o local que outrora relembrava o imperador Adriano, tornara-se mais tarde o Castelo
do Santo Anjo (Castelo de Sant´Angelo).


O castelo de Sant’Angelo

Este local, que fica a 800 metros em linha reta da Basílica de São Pedro, no Vaticano, é um importante ponto turístico. É possível ser avistado de longe, visto que em seu topo adorna uma impressionante imagem de São Miguel com 4.7m de altura, constituída em bronze.
São Miguel sobre o castelo.
Loo Burnett

O Castelo de Sant’Angelo, ao longo dos séculos, apresentou diversas funções, servindo de mausoléu, forte militar, prisão, refúgio papal, residência e museu. E embora seja um monumento super valorizado do ponto de vista turístico, há quem o contemple pelos os olhos da fé, como os peregrinos e devotos de São Miguel que o reconhecem, por excelência, como um espaço sacralizado.
Visão frontal do Castelo de Sant’Angelo.
Loo Burnett

Às atividades de São Miguel em nosso mundo temporal, temos a seguinte frase
do Papa São Gregório Magno:


“Todas as vezes que se trata de fazer coisas maravilhosas, o enviado é Miguel, para dar a entender por suas ações e por seu nome que ninguém pode fazer aquilo em que só Deus é eficiente”.Homilia 34

fonte:https://pt.aleteia.org/2023/08/20/sao-miguel-arcanjo-um-papa-e-uma-visao-reveladora/?

 

Por que São Miguel cuidou de Santa Faustina de forma especial?Mariola Anna S | Shutterstock

Foi o próprio Criador que deu essa ordem ao maior de Seus anjos

Muitos foram os beatos e santos que em sua caminhada espiritual contaram com o auxílio dos anjos, e não seria diferente com uma entre as maiores místicas da Igreja Católica: Santa Maria Faustina Kowalska.

Nascida em solo polonês no ano de 1905, tornou-se célebre por seu “Diário”, o qual contém as inúmeras experiências com Jesus Misericordioso. De fato, Faustina é venerada como a Apóstola da Divina Misericórdia, tendo sido beatificada em 1993 e canonizada em 2000 pelo Papa João Paulo II. O nome da irmã Faustina está fortemente associado ao apostolado da Divina Misericórdia, mas um fato preponderante que deve ser salientado é a distinta ação dos anjos em seu ministério.

Santa Faustina e os anjos

Em seus relatos, no Diário, somos impactados por importantíssimos encontros com as criaturas celestes que auxiliaram a santa polonesa para que o apostolado da Divina Misericórdia alcançasse o êxito.

Sabemos que a presença dos anjos é constante na vida de todos; os anjos são partícipes em nossos momentos de alegria, sobretudo nos instantes que travamos as maiores batalhas. Santa Faustina, tendo em visto a grandiosidade da sua missão, era particularmente perseguida pelos demônios, e por esta razão o Criador ordenou ao maior de seus anjos – São Miguel – que cuidasse dela de maneira muito especial.



“No dia de São Miguel Arcanjo, vi esse guia perto de mim. Ele me disse estas palavras: ‘Recomendou-me o Senhor que eu tivesse um especial cuidado por ti. Fica sabendo que és odiada pelo mal, mas não temas. Quem como Deus!’ — E desapareceu. Contudo, continuo a sentir a sua presença e a sua ajuda”. Diário 706


O Papa Gregório Magno, prestigiado com o título de “Doutor Angelorum”, esclarece o papel dos anjos e arcanjos na vida dos homens. Conta-nos São Gregório que os anjos – do coro dos anjos da guarda – são nossos guias com o encargo de entregar-nos missões particulares. Já os arcanjos – chefe dos anjos – são os encarregados das missões mais relevantes: “quando se trata de fazer coisas maravilhosas, o enviado é Miguel, para dar a entender por suas ações e por seu nome que ninguém pode fazer aquilo em que só Deus é eficiente”.

Proteção de diferentes coros celestes


O Diário de Santa Faustina nos revela episódios junto a seu anjo da guarda e a São Miguel, o que nos leva a distinguir a essencial proteção dos anjos de diferentes coros celestes sobre seu ministério. Conta-nos Irmã Faustina que certo dia saía de uma cerimônia onde estava exposta à imagem de Jesus Misericordioso, e foi surpreendida por uma multidão de demônios que vieram lhe rechaçar e ameaçar. Diante do confronto espiritual, a santa polonesa pode contar com a poderosa ajuda do seu anjo guardião.


“Vendo o seu terrível ódio para comigo, pedi a ajuda do anjo da guarda e imediatamente surgiu diante de mim a clara e luminosa figura do anjo da guarda, que me disse: “Não tenhas medo, esposa do meu Senhor, esses espíritos não te poderão fazer mal sem a permissão Dele”. — Imediatamente desapareceram os espíritos malignos, e o fiel anjo da guarda me acompanhou de maneira visível até a casa. Seu olhar era modesto e tranquilo, e de sua fronte brotava um raio de fogo”.Diário 419

A Divina Misericórdia

O apostolado de Santa Faustina era – e continua sendo – de suma importância para a humanidade, e mesmo que aos anjos não fora revelada a compreensão da Divina Misericórdia na sua totalidade, cumpriram fielmente os desígnios de Deus quanto ao resguardo e proteção de Maria Faustina: “Minha filha, fala a todo mundo da minha inconcebível Misericórdia. […] A Minha misericórdia é tão grande que, por toda a eternidade, nenhuma mente, nem humana nem angélica, a aprofundará”. [Diário 699]


Assim confirma o angelólogo italiano Dom Marcello Stanzione, sobre a inexplicável misericórdia de Deus com seus filhos mais pecadores:


“A admiração pela misericórdia de Deus é um elemento comum entre homens e anjos. Poderíamos sustentar que, enquanto no homem brota de ver uma misericórdia sem limites e inesgotável derramada sobre ele, enquanto está sob o peso de seus pecados mais monstruosos, por outro lado, o espanto dos anjos está em ver tanta misericórdia para com nós, pecadores, uma misericórdia quase inconcebível para aqueles que se lembram da queda irreparável de seus irmãos anjos. Alguns podem se perguntar se nenhuma misericórdia foi mostrada para aqueles anjos rebeldes.

Lembremo-nos disto: a misericórdia deseja um sinal de arrependimento… mas no caso da ofensa causada por aqueles anjos há uma profunda diferença com a dos homens. Aqui está a resposta: “Quando estava refletindo sobre o pecado dos anjos e sua imediata punição, perguntei a Jesus por que os anjos foram castigados logo depois do pecado. — Ouvi a voz: Pelo profundo conhecimento de Deus. Nenhuma pessoa na terra, ainda que seja um grande santo, tem um conhecimento de Deus como têm os anjos”. Diário 1332


Os anjos e a misericórdia

Os anjos podem não conceber a Misericórdia na sua totalidade, pois este é um mistério que só a Deus compete. Porém, não podemos ignorar que os santos anjos anseiam pela nossa salvação como se a deles própria fosse, e a única maneira de sermos salvos é pelo arrependimento de nossos pecados e pela graça que a Divina Misericórdia incidirá sobre cada um de nós no derradeiro momento da nossa morte.


“[…] As entranhas da Misericórdia de Deus foram abertas para nós pela vida

de Jesus, estendido na cruz;

não deves duvidar, nem desesperar, pecador,

mas confiar na misericórdia, porque também tu podes ser santo.

Duas fontes jorraram em forma de raios

do Coração de Jesus,

não para os anjos, querubins ou serafins,

mas para a salvação do pecador”. Diário 525 – Caderno II – Cantarei a Misericórdia do Senhor pelos séculos

 fonte:https://pt.aleteia.org/2023/04/16/por-que-sao-miguel-cuidou-de-santa-faustina-de-forma-especial/

Philip Kosloski - publicado em 02/10/19


As forças satânicas não gostavam que ela levasse os outros a abraçar a misericórdia de Deus

Desde o Jardim do Éden, Satanás tem sido obstinado em suas ações para frustrar os planos de Deus. Quando ele vê alguém fazendo o bem, tirando almas de suas mãos, isso o deixa furioso.



Foi o que aconteceu com Santa Faustina, uma freira polonesa que viveu no início do século XX. Ela frequentemente recebia revelações particulares de Jesus, instruindo-a a espalhar a mensagem da Divina Misericórdia pelo mundo. Esta mensagem se concentrava no amor e misericórdia sem limites de Deus, que está pronto para aceitar até os pecadores mais endurecidos de volta ao seu rebanho.



Satanás não estava feliz e enviou uma série de demônios para amedrontá-la, esperando que ela desistisse da missão que Deus lhe confiara. Ela escreve sobre isso em seu “Diário”:
“Depois de dar alguns passos, uma grande multidão de demônios bloqueou meu caminho. Eles me ameaçaram com terríveis torturas, e ouviam-se vozes: ‘Ela roubou tudo o que trabalhamos [para conseguir] há tantos anos!’. Quando perguntei a eles: ‘De onde vocês veem em tão grande número?’, as formas perversas responderam: ‘Saia dos corações humanos; pare de nos atormentar!'”

Santa Faustina não recuou, mas pediu ajuda ao seu Anjo da Guarda.



“Vendo seu grande ódio por mim, imediatamente pedi ajuda ao meu Anjo da Guarda, e imediatamente sua figura radiante apareceu e me disse: ‘Não tema, esposa do meu Senhor; sem a permissão dele, esses espíritos não farão mal a você’. Imediatamente os maus espíritos desapareceram, e o fiel Anjo da Guarda me acompanhou, de maneira visível, até a minha casa. Seu olhar era modesto e pacífico, e uma chama de fogo brilhava em sua testa.”

Este não foi o último encontro com demônios que Santa Faustina teve, e toda vez que isso acontecia, ela rezava para seu Anjo da Guarda, que posteriormente os afugentava.


É uma crença católica que os anjos foram designados para cada indivíduo para protegê-los de todo ataque espiritual e guiá-los para mais perto do céu. Eles sempre estão prontos para vir em nosso auxílio, mas acredita-se que precisamos pedir ajuda a eles. É por isso que a Igreja incentiva o desenvolvimento de um relacionamento próximo com o seu Anjo da Guarda, recorrendo frequentemente a eles em seu momento de necessidade.

Aprenda com o exemplo de Santa Faustina e ore diariamente ao seu anjo da guarda, pedindo-lhe ajuda, especialmente em meio a tentações ou ataques espirituais.

fonte:https://pt.aleteia.org/2019/10/02/quando-era-atacada-pelos-demonios-santa-faustina-recorria-ao-anjo-da-guarda/