CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

ARTIGOS DO PADRE REGINALDO MANZOTTI - 2016



DEZEMBRO:


Filhos e filhas,

Filhos e filhas
Esse ano, tive a inspiração de fazer uma novena pela libertação das mágoas e ressentimentos. Logo antes do Natal, para que possamos celebrar essa festa com o coração em paz.
E foi um tema que mexeu com muita gente e ainda vamos ouvir muitos testemunhos. Pessoas, que através da oração, alcançaram a paz interior livres da mágoa. Filhos e filhas, a libertação é alcançada pelo amor, pelo perdão, pela oração.
Quem verdadeiramente ama, reza. Quem verdadeiramente reza, ama. Somos chamados a ser tocados pelo Senhor através de uma vida de oração, e o amor de Deus vai se manisfestando em nós.
Todos os dias somos chamados a estar na presença de Deus. Todos os dias somos chamados a oração.
Para se colocar diante de Deus, é preciso silenciar o interior. Não precisa falar nada, deixe que Jesus fale com você. Mas se for para falar, que em cada palavra o coração esteja junto, ou seja, aquilo que rezamos precisa ser nossa vida.
Alguns padres do deserto nos ensinam esse itinerário para Deus, um caminho sem atalho. São Nilo, padre do deserto, dizia: “Você está triste, desanimado, depressivo? Eu lhe dou um remédio, a oração”. Mas o quê rezar? Rezar a Palavra de Deus, rezar a sua vida, pedir mais graças santificantes que temporais. Uma alma sem oração é como carro sem gasolina, não funciona. O combustível mais seguro para que Deus nos mantenha no caminho do bem é a oração, a fé, é o amor
Ninguém experimenta o amor de Deus se não viver na Sua presença. Se não levar a sério sua vida com Deus. Temos que sempre olhar a bússola de Deus para sabermos para onde estamos indo. Se você tem um problema espiritual, dê a devida atenção. Está em risco a sua salvação. Se queres uma cura, comece pela cura espiritual.
Não tem como curar a vida espiritual se não passar pela confissão, por um bom exame de consciência. Quem não confessa, não comunga. Não adianta fazer 12 anos de terapia com um psicólogo se a vida espiritual está cheia de orgulho, egoísmo... Então, faça uma boa confissão.
A cura que queremos está mais próxima do que imaginamos. O dia a dia santifica. Santa Teresa vivia um problema no Carmelo, as monjas não queriam cozinhar, só queriam ficar diante do Santíssimo. Achavam que eram mais importantes os que estavam ali. Santa Teresa disse: “quando Deus quer nos encontrar, Ele nos encontra quando fazemos tudo com perfeição. Entre as panelas está o Senhor”. Ou seja, o nosso dia tem que ser santificado. Deus caminha conosco no dia a dia. A santidade vem no dia a dia de nossa vida.



 NOVEMBRO:


ORAÇÕES ANTES DE DORMIR 

Filhos e filhas

Cada vez mais tenho ouvido partilhas de pessoas que estão com o sono turbulento. Na segunda-feira, dia 07 de novembro, uma filha participou do programa Experiência de Deus e ela dizia ter muitos pesadelos e problemas para dormir. Então conforme disse, envio aqui algumas orações para fazer antes de dormir.
Existem várias orações que podem ser feitas para dormir bem. Lembro que é lícito pedir um sono tranquilo e restaurador. Inclusive se valer da intercessão de São José, que ouviu a voz Deus durante o sono (cf. Mt 1,18-25; Mt 2,13-15; Mt 2,19-21).
Como nos diz o Papa Francisco, precisamos dormir bem, ter momentos preciosos de repouso, de descanso com o Senhor na oração e como São José, quando ouvimos a voz de Deus, devemos despertar, levantar e agir.
Por isso transcrevo agora algumas sugestões de orações para dormir bem.

Oração antes de dormir
Agora que o clarão da luz se apaga, / a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia, / guardai-nos sob a luz do vosso amor.
Os nossos corações sonhem convosco: / no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória / ao brilho da manhã que vai surgir.
Saúde concedei-nos nesta vida, / as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão/ com vossa claridade iluminai.
Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, / ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória, / convosco e o Espírito de Amor.

Ficai conosco
Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila e, no fim da vida, uma morte santa.
Amém.

Antífona de Nossa Senhora
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave Maria!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32
Salvai-nos, Senhor, quando velamos, / guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo, / nosso corpo repouse em sua paz!

Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.
–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:
–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Salvai-nos, Senhor, quando velamos, / guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo, / nosso corpo repouse em sua paz!

São José, velai meu sono
São José, guarda providente da Sagrada Família, vigiai o meu sono,
afastai de mim a insônia, os pesadelos e todo mal.
Assim como fizeste com Jesus, velai meu sono, São José.
Não desprezeis as minhas súplicas, mas acolhei-as piedosamente.
Confortai todos aflitos e angustiados,
que a ansiedade não os prive de uma boa noite de sono.
São José, velai meu sono
Amém

Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti
 


Filhos e filhas

O mês de novembro é rico em festas litúrgicas que nos fazem pensar sobre o sentido de nossa caminhada de fé. Começamos com a solenidade de Todos os Santos, lembrando-nos que somos chamados a sermos santos, como nosso Pai é santo.
Logo a seguir celebramos a Festa da Esperança. Nela refletimos a finitude da vida humana e a recompensa eterna para aqueles que creem em Jesus e na sua ressurreição gloriosa. Finalmente, encerrando o ano litúrgico, celebramos a solenidade de Cristo Rei.
Esta festa é uma das mais importantes do calendário litúrgico, e tem o sentido escatológico, pois celebramos Jesus Cristo como Rei e Senhor de todo o universo. E esse ano ainda também é o encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Não que a misericórdia de Deus vá acabar, isso é impossível, esta é infinita.
Hoje, vivemos a democracia. Os reis que ainda restam não têm força, são figurativos. Mas lembremos de que já houve época em que um rei era o soberano e tinha nas mãos o direito sobre a vida de seus súditos, como, por exemplo, o império da Babilônia com Nabucodonosor, que dominou toda uma região. Também, no império romano, os césares dominaram o mundo, tão grande era o poder de um imperador.
Por isso, celebrar Cristo Rei é colocar Jesus acima de todos os imperadores que já existiram. Numa linguagem atualizada é dizer que Nosso Senhor Jesus Cristo é maior que qualquer autoridade no mundo civil, portanto, para nós, deve ser maior do que todos os valores que podem nos fazer perder o horizonte da eternidade.
Perdemos esse referencial se não colocamos Jesus no topo de nossa vida como o soberano, como o Senhor a quem servimos. Se não for assim, justifica-se a corrupção e a injustiça. Se Jesus não fosse Aquele que está acima de todo bem temporal, de toda força política e de toda força do mal, justificar-se-ia a riqueza e a pobreza desnivelada, a mentira, a morte, o fingimento e tudo o que há de errado. Então, para que lutar? Seríamos estúpidos em levar uma vida de sofrimento e resignação se Ele não fosse o Senhor.
De fato Jesus é o Rei do Universo e, mesmo antes de tudo ser criado, Ele já existia, e quando tudo terminar, Ele ainda existirá. Ele é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim (cf. Ap 22,13). Proclamemos o senhorio de Jesus consentindo que Ele reine em nossas vidas, praticando o amor, o direito e a justiça.
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti
 

 

 

 

Filhos e filhas

Cheguei recentemente de uma viagem missionária que ficará em meu coração para sempre. A alegria, vibração, resistência e fé do querido povo de Angola, na África, impressionou a mim e também a minha equipe. Ficamos emocionados com tantas manifestações de carinho e acolhimento.
Um povo que depois de 30 anos de guerra vive a paz, ainda aprendendo a conviver em uma democracia, nos ensina muito sobre a fé, a resiliência e a oração. Na dura realidade, vivida com imensa alegria, eles se encontram com Deus e nos ensinam a fazê-lo, a ter fé.

A fé é um dom gratuito de Deus, oferecido a todos os homens, sem exceção. Chamamos de dons infusos a fé, a esperança e a caridade.
A fé é como uma semente. Quando nascemos, Deus planta em nós a semente da fé. É uma semente em potencial, que ainda não é ato, mas compete a nós darmos condições materiais para que a fé cresça. Por isso, a fé é dom de Deus que não nasce separadamente da vontade humana, porque ninguém acredita se não quiser. Também ninguém acredita sem que Deus o permita.
A fé precisa ser estimulada, precisa ser exercitada, e para isto requer algumas atitudes importantes. Podemos tomar como exemplo o dom de tocar violão, a pessoa tem o dom mas precisa treinar, estudar, exercitar.
Sempre devemos pedir em oração que Deus aumente a nossa fé, e sempre manter alimentada e enraizada nossa fé dentro da Igreja.
Deus fortalece a nossa fé e a estimula através dos milagres. Deus auxilia a ação do Espírito Santo, através de provas exteriores, que são os milagres de Cristo.
Gostaria de salientar que Jesus não menciona se há oração fraca ou forte, porém Jesus diz: “Tudo que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis” (Mt 21, 22). A fé, dom de Deus, deve crescer a cada dia em nós, pela ação divina.
Grande ou pequenina como um grão de mostarda, mas capaz de transportar montanhas (Mt 17, 20), mais preciosa que o ouro, segundo São Pedro (1Pd 1, 7), a fé exige uma verdadeira pessoal e intransferível experiência com Jesus Cristo. Pessoal e intransferível porque cada discípulo terá que fazer a sua.



A partir dessa experiência em Angola, sinto-me renovado em poder viver realmente a missão e me comprometer a realizar, momento a momento, o que Deus espera de todos nós: viver os seus ensinamentos. Agradeço a todos que me acolheram com tanto zelo, até ganhei o apelido carinhoso de “ManGigi”, que quer dizer irmão. Sim, somos irmãos não só na cultura, mas também na alma.
Deus abençoe,
Padre Reginaldo Manzotti